Em Vingadores Ultimato, os fãs do MCU foram presenteados com vários Fan Services, Easter Eggs e referências que homenagearam não só a franquia cinematográfica, mas também, os quadrinhos da Marvel Comics. Contudo, não há como negar que – ao menos para os fãs mais antigos – existe um momento icônico no filme que é insuperável: o Capitão América dizendo ‘Avante, Vingadores’ pela primeira vez nas telonas.
Afinal, o clássico grito de guerra da equipe era aguardado há muitos anos. De tal forma que, fica evidenciado em Ultimato que o Marvel Studios segurou ao máximo esta referência das HQ’s justamente para presentear os fãs no momento certo, a fim de aumentar o seu impacto (choro, no meu caso!).
Nesse contexto, que tal relembrarmos a origem do ‘Avante, Vingadores’?
Ou melhor, descobrirmos como o famoso grito do Capitão América foi se moldando com o tempo até se tornar a expressão máxima de mobilização dos heróis do Universo Marvel?
Se curtiu a ideia, vamos em frente!
A primeira vez que o ‘Avante, Vingadores’ foi dito nos quadrinhos
Antes de seguir, é importante revelar que no início os Vingadores eram bastante desorganizados como equipe. Afinal, assim como em Os Vingadores de 2012, os membros eram heróis individuais que subitamente foram forçados a trabalhar juntos.
Dessa forma, naturalmente cada um deles agia de forma muito autônoma nas missões. Prova disso, é o Homem de Ferro em Avengers #5 que simplesmente anuncia que vai vigiar o entorno do local, sem alinhar nada com os demais Vingadores:
Algumas edições depois, em Avengers #9, Tony Stark volta a agir de forma individualista. Sobretudo, ao disparar na frente ignorando os seus companheiros de equipe:
Então, parte da explicação para essa desunião vem justamente do fato de não existir confiança entre os heróis. Exemplo disso foi o confronto dos Vingadores contra o Namor em Avengers #4.
Nesta edição, o Capitão América é jogado na água e, ao ver que ele está fora da linha de frente, os demais membros da equipe automaticamente pensam nas suas falhas:
Cap só retorna mais tarde, por conta própria, a fim de proteger Rick Jones:
Seguindo, em Avengers #5 Tony Stark assume que o Gigante (primeiro nome do Homem-Formiga) abandonou ele durante um confronto:
Além disso, também precisamos falar do papel do Thor nas primeiras histórias dos Vingadores. Afinal, o Deus do Trovão já era tão poderoso que muitas vezes aparecia simplesmente para acabar, de maneira fácil, com a ameaça:
Quem disse ‘Avengers, Assemble’ primeiro?
Então, foi Avengers #10 que todos esses problemas vieram à tona. Sobretudo, quando o vilão Immortus jogou os membros da equipe uns contra os outros ao convencer o Capitão América de que os demais heróis permitiram que Rick Jones fosse sequestrado.
Sendo assim, a equipe foi atacado por Immortus e os Mestres do Mal e, quando os Vingadores estão prestes a ser derrotados, Steve Rogers aparece para ajudar os seus companheiros. E é neste momento que surge a primeira evidência de que, com a equipe trabalhando unida, qualquer ameaça pode ser superada.
Ao final da edição, Thor comemora a vitória iminente dizendo “Vingadores, Avante”:
Ou seja, foi o Deus do Trovão quem disse a icônica frase pela primeira vez!
Porém, também ficou claro naquele momento que o roteirista das HQ’s dos Vingadores na época (um tal de Stan Lee…) usaria a expressão de forma esporádica. Ou melhor, sem nenhuma pretensão de torná-la o grito de guerra oficial da equipe.
Prova disso, é que a fala foi modificado algumas vezes nas edições seguintes:
Contudo, mais tarde, na edição #14, os roteiristas “novatos” Paul Laiken e Larry Lieber resgataram o “Avengers, Assemble”:
De tal forma que, em Avengers #15 até o Gigante usa a expressão durante um confronto:
Bem, você já deve ter notado que já existe uma repetição constante envolvendo o grito de guerra (e algumas variações) nas histórias dos Vingadores.
Porém, e o Capitão? Quando foi que o líder do grupo falou “Avante, Vingadores” pela primeira vez?
A antológica ‘edição 16’
Então, isso aconteceu na histórica edição 16 de Vingadores. Afinal, a capa icônica desenhada por Jack Kirby FINALMENTE mostrava o Sentinela da Liberdade soltando o famoso grito de guerra:
Nesta HQ, o Cap fica desaparecido por muito tempo. Enquanto isso, novos membros são integrados aos Vingadores.
São eles: Gavião Arqueiro, Mercúrio e Feiticeira Escarlate.
Então, quando Steve Rogers volta, ele é nomeado o principal líder da equipe. Paralelamente à isso, Tony Stark é mostrado dizendo “Vingadores, Avante” enquanto se afasta da reunião que oficializou a liderança do Cap.
Por fim, no final desta mesma HQ o “Avengers, Assemble” já é tão famoso que todos no Universo Marvel estão familiarizados com o grito de guerra da equipe.
Algo que, é ilustrado na ansiedade dos cidadãos comuns por ouvir o líder dos Vingadores dizer a frase em público.
54 anos depois, cá estamos nós – com os olhos marejados, diante do primeiro “VINGADORES, AVANTE” do cinema em Vingadores Ultimato!
*Pesquisa realizada pelo site CBR.