Stephen Strange está de volta aos cinemas em mais um capítulo épico do Universo Cinematográfico Marvel. Tão esperado pelos fãs, o filme traz uma série de surpresas, easter eggs, participações especiais e, como sempre, várias pistas do futuro da franquia no cinema. Nesse contexto, mesmo sutil a cena pós-créditos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura pode ter adiantado qual será a próxima grande saga do MCU.
Cuidado: O texto a seguir contém spoilers de Doutor Estranho 2.
Entenda a cena pós-créditos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Após a exibição dos créditos animados do filme somos surpreendidos com o encontro de Strange com Clea, interpretada por Charlize Theron, em meio à cidade de Nova Iorque. E para quem não sabe, essa personagem é mais importante do que parece para a mitologia do Mago Supremo. Isso porque, a maga criada em 1964 por Stan Lee e Steve Ditko é, na verdade, o grande interesse amoroso do herói nas HQs.
Além disso, Clea vem da Dimensão Negra governada pelo seu TIO Dormammu. Ou seja, ela é parente do vilão do Doutor Estanho que vimos no primeiro filme solo do herói!
Já tendo sigo Maga Suprema desta dimensão (e também da Terra 616 quando Strange esteve desaparecido), a personagem debuta no MCU rasgando a realidade para abrir um portal justamente para a Dimensão Negra. E mais: convoca o herói alertando que o mesmo provocou uma incursão. E é aí que tudo fica realmente insano. Afinal, mesmo já tendo sido citada em outros momentos essa simples referência pode ter confirmado qual será a próxima grande saga no MCU: as Guerras Secretas.
Isso porque, esse é o termo comum utilizado nesse mega evento dos quadrinhos para indicar colisões de diferentes realidades no Multiverso. E que invariavelmente podem gerar a aniquilação de uma delas.
A importância das Guerras Secretas
Na versão de 2015, a saga é responsável pela junção de diferentes universos trazendo para a Terra-616 heróis como o Homem-Aranha de Miles Morales. Ao mesmo tempo ela provocou uma espécie de “guerra civil multiversal”; e também foi determinante para o sumiço do Quarteto Fantástico do Universo Marvel.
Quanto à segunda cena pós-créditos de Dr. Estranho no Multiverso da Loucura, há uma piada com Bruce Campbell (o vendedor de “bolas de pizza”) que faz referência direta ao clássico trash Morte do Demônio (também dirigido por Sam Raimi).
Dr. Estranho no Multiverso da Loucura
Com direção de Sam Saimi, a sequência do filme solo de 2016 do herói já está em cartaz nos cinemas.
Além do retorno de Benedict Cumberbatch como Stephen Strange, o elenco conta com Elizabeth Olsen (Wanda), Benedict Wong (Wong), Chiwetel Ejiofor (Mordo), Rachel McAdams (Christine Palmer), Xochitl Gomez (America Chavez) entre outros.
Por fim, confira a sinopse:
O aguardado filme trata da jornada do Doutor Estranho rumo ao desconhecido. Além de receber ajuda de novos aliados místicos e outros já conhecidos do público, o personagem atravessa as realidades alternativas incompreensíveis e perigosas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.