Por onde anda a Capitã Marvel? Essa com certeza é uma das maiores questões envolvendo o MCU. Por ora, sabemos apenas que o filme solo da heroína – que contará a sua origem – se passará nos anos 90. E também, que Nick Fury, no derradeiro momento em que virava poeira, enviou uma mensagem de socorro para Carol Danvers. Além disso, sabemos que a Capitã estará ao lado dos heróis na batalha final contra Thanos. Afinal, a arte conceitual de Vingadores 4 que vazou recentemente revela isso.
Todavia, a questão permanece: em qual tempo, planeta ou dimensão está Danvers? Será que ela não está mais “próxima” do que imaginávamos, por exemplo, em uma realidade… quântica??? Essa é a questão que surge à partir da história contada em Homem Formiga e a Vespa, e todos os elementos envolvendo o reino microscópico apresentados no filme.
Afinal, ao analisarmos algumas pistas recentes, é sim possível que a heroína esteja diretamente associada ao Reino Quântico. Sobretudo, após declarações do Dr. Spiros Michalakis, consultor científico que foi contratado pelo Marvel Studios para auxiliar na construção do roteiro de Homem Formiga (2015).
Trinca Doutor Estranho + Capitã Marvel + Homem Formiga
Isso porquê, em uma entrevista de 2017 para a Inverse, o cientista revelou que haveria uma conexão entre os heróis Homem Formiga, Doutor Estranho e, a Capitã Marvel:
Eu acho que eles fizeram um ótimo trabalho descrevendo [o multiverso]. No caso, onde esses outros estados existem simultaneamente. Você não precisa ir à outro lugar. Não é como se houvesse outro universo de bolhas por aí, e você pode viajar para isso ou algo assim.
Na época, Michakalis referia-se especificamente ao Doutor Estranho. Mas, é razoável deduzirmos que Carol Danvers também pode estar presa na Realidade Quântica. Sobretudo, porque Homem Formiga e a Vespa deixou claro que existem diversas zonas, completamente distintas entre si, nessa dimensão microscópica.
Inclusive, porque naquele momento, o consultor fez uma outra provocação, mais explícita sobre isso:
Existem diferentes maneiras para algumas dessas ideias aparecerem nas telas, em poucos anos. Não apenas para o Homem-Formiga, mas também para a Capitã Marvel.
Um exemplo do quão vasta pode ser essa dimensão é a possibilidade do vilão do filme solo do Doutor Estranho, Dormammu, residir em uma das suas divisões. Ao mesmo tempo que, pode conferir poderes misteriosos para os seus “residentes”. Vide o que aconteceu com Janet Van Dyne, a Vespa original.
Dessa forma, poderia ser esse também o caso da Capitã Marvel? Afinal, embora os seus poderes estejam vinculados ao DNA Kree nas HQ’s, nada impede que os mesmos tenham evoluído à partir da Energia Quântica, cujo a potência também foi sugerida em Homem Formiga 2.
Reino Quântico: o coringa do MCU
Sobre todas essas possibilidades, em entrevista para o io9, o diretor dos dois longas do herói diminuto, Peyton Reed, falou o seguinte:
Assim como no primeiro filme há pistas no Reino Quântico para outros possibilidades e coisas, definitivamente lançamos algumas bases, agora, para algumas outras coisas por lá… similar ao que fizemos no primeiro filme.
Logo, seria a Capitã Marvel uma “dessas coisas” escondidas no microverso? Com Scott Lang preso, à deriva por lá, há chances do mesmo encontrar a Carol Danvers em algum momento? E com isso, saírem do Reino Quântico, reagruparem os Vingadores e, descobrirem uma maneira de derrotar Thanos? Sobre isso, veja o trecho de um artigo publicado pelo site Screen Rant:
Nos quadrinhos, a Capitã Marvel não é estranha para o Reino Quântico. A iteração original do herói, Capitão Mar-Vell, afirmou ter encontrado uma dobra no tempo e no espaço que permitiu que ele fosse transportado para o mundo moderno. Supondo que a Capitã Marvel seja uma visitante frequente do Reino Quântico, é possível que durante uma de suas viagens ela encontre um Scott Lang perdido em alguma dimensão estranha. Com seu paradeiro atualmente desconhecido, ela poderia estar literalmente em qualquer lugar, e talvez, a única maneira de viajar de volta à Terra nos dias de hoje seja passar pelo Reino Quântico. Se ela recebeu a mensagem de Fury na mesma época em que Scott ficou preso no Reino Quântico, um encontro casual é sim possível.
Por fim, vale lembrar que o Doutor Estranho conseguiu ver um futuro no qual os heróis vencem o vilão. E, como eu escrevi acima, fica a dica: Strange, Danvers e Lang podem estar conectados de alguma forma!
Homem Formiga e a Vespa & Capitã Marvel
A sequência de Homem Formiga segue em cartaz nos cinemas. Quanto ao primeiro longa solo da heroína, o mesmo estreia em 14 de março de 2019.