Com a conclusão da Saga do Infinito em Vingadores Ultimato e, consequentemente, com a despedida de alguns heróis emblemáticos da franquia, muitos fãs estão em dúvida quanto a possibilidade de termos um Vingadores 5.
Todavia, poucos se lembram do quão lucrativos são os filmes da equipe para Marvel Studios e Disney. Logo, vamos riscar imediatamente esta questão da pauta. Afinal, É ÓBVIO que teremos um quinto longa da equipe!
[CUIDADO: A SEQUÊNCIA DO TEXTO CONTÉM SPOILERS DE VINGADORES ULTIMATO!]
Prova disso, é o que o próprio CEO da Disney, Bob Iger, sugeriu recentemente em encontro com acionistas:
Nós nos reunimos regularmente com o time do Marvel Studios. E planejamos os filmes do MCU que nos levarão para a próxima década. Eu suponho que vamos botar nossas mãos no que eu chamarei de uma nova franquia além dos Vingadores, mas isso não significa necessariamente que você não verá mais os Vingadores na estrada.
Nós simplesmente não fizemos nenhum anúncio sobre isso. Dada a popularidade dos personagens e da franquia, eu não acho que as pessoas devam concluir que nunca haverá outro filme dos Vingadores.
Ou seja, relaxa! Porque haverá sim um Vingadores 5!
Uma franquia bilionária
Afinal, como eu disse acima, a franquia faz muita grana para os seus produtores. De tal forma que, Vingadores Ultimato tem grandes chances de se tornar a maior bilheteria de todos os tempos.
Além disso, não podemos esquecer dos milhares de produtos licenciados que brotam por todos os cantos à cada nova produção. Algo que, por si só, já garante um faturamento monstruoso para a Marvel.
E quando será lançado o filme?
Bem, essa é a notícia boa. Agora, vem o fato preocupante: a sequência de Vingadores 4 deve demorar bastante para ser lançada!
Sobretudo, ao analisarmos a forma como as narrativas são construídas no MCU. Em outras palavras, a maneira como o estúdio prepara as bases para a culminação dos principais arcos no que comumente chamamos de “filmes de evento”.
E como exemplo, tendo como base o contexto atual do MCU (fim de uma saga – iminente início de outra), cito Os Vingadores de 2012. Afinal, foram necessários 4 anos, entre Homem de Ferro (2008) e o primeiro filme da equipe, para que todos os seus membros originais fossem devidamente apresentados.
Porque foi justamente neste intervalo de tempo que tivemos Homem de Ferro 1 e 2, e também, os primeiros longas solo do Capitão América, Thor e Hulk. Perifericamente, Viúva Negra e Gavião Arqueiro igualmente foram introduzidos aos poucos na franquia.
Ou seja, quatro (possivelmente cinco, na minha opinião) anos será o tempo de espera para um provável Vingadores 5.
Em suma, o próximo lançamento do Marvel Studios encabeçado pela equipe deve chegar aos cinemas entre 2023 e 2024.
Sobretudo, para aproveitar ao máximo todo o hype gerado pelo Ultimato que, invarialmente, ainda se estenderá por muito tempo.
Em paralelo, Kevin Feige e cia estarão focados em desenvolver os arcos dos novos heróis que protagonizarão a franquia. Principalmente, através das sequências dos filmes solo de Homem-Aranha, Pantera Negra, Doutor Estranho e Capitã Marvel.
Assim como, por meio da apresentação – e consequente experimentação – de outros personagens nas telonas. Como exemplo, cito Os Eternos, Nova, Kamala Khan, o Capitão América de Sam Wilson entre outros.
E qual será a equipe de heróis em Vingadores 5?
Por ora, o mais óbvio é que Carol Danvers, ao lado de Stephen Strange, Peter Parker e T’Challa sejam os líderes dos Vingadores. Completando a equipe, é possível que tenhamos Hulk, Thor (e/ou Valquíria), Homem-Formiga, Vespa, Máquina de Combate, Feiticeira Escarlate, Soldado Invernal e o novo Capitão América.
Todavia, também não podemos descartar a possibilidade do estúdio apostar em uma versão “junior” do grupo. Algo que, manteria de forma quase literal a representação dos membros originais.
Até porquê, isso foi sugerido em alguns momentos de Avengers Endgame.
Ou seja, não podemos descartar o surgimento dos Jovens Vingadores: equipe cujo alguns dos seus membros são representações fieis dos heróis clássicos da equipe (Rapaz de Ferro, Hulkling, Patriota, Gaviã Arqueira entre outros).
A-Force à caminho?
Contudo, existe uma segunda possibilidade ganhando força nos bastidores: a A-Force.
Ou melhor, um time de Vingadores formado apenas por mulheres. Sobre esta opção, o quarto longa da equipe é bastante sugestivo ao reunir todas as heroínas do MCU em uma frente única no campo de batalha.
Além disso, nós pontuamos em uma super lista quais são os principais pontos que justificariam esta ideia. Acesse o nosso artigo falando sobre um eventual Vingadores 5 – estrelado por uma equipe feminina – clicando aqui.
Por fim, resta à nós fãs do MCU esperar os próximos anúncios do Marvel Studios, a fim de descobrir quais são as surpresas que o futuro da franquia reserva.
Vingadores Ultimato segue disponível nas plataformas digitais para compra/aluguel, e também, no Amazon Prime Video (clique aqui para conferir).
Sinopse: O grave curso de eventos desencadeados por Thanos – que eliminou metade do Universo e fraturou a equipe dos Vingadores – força os heróis sobreviventes a tentarem um último movimento, na grande conclusão dos vinte e dois filmes do Marvel Studios, Vingadores: Ultimato.