Em recente entrevista para a Entertainment Weekly, os diretores de Vingadores Ultimato, Anthony e Joe Russo, falaram sobre o sacrifício pela Joia da Alma que aconteceu no filme. Sobretudo, ao justificar a decisão de um dos heróis envolvidos na cena.
[CUIDADO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE VINGADORES ULTIMATO!]
No caso, os diretores falaram sobre a disputa envolvendo Viúva Negra e Gavião Arqueiro em que ambos estavam dispostos a morrer para que o outro coletasse a pedra.
Dessa forma, confira o que os irmãos Russo declararam:
É uma luta para saber quem vai se matar. É um conceito de cena maluco. E como é mostrado no primeiro filme dos Vingadores, ela é uma lutadora melhor do que ele, então quando aparece uma luta entre os dois, ela vence.
E seguiram:
Nós começamos o filme com a família do Gavião Arqueiro. Ela o lembra disso na cena. Os dois têm a mesma missão naquele momento: ‘não vou deixar você se matar’, mas ele tem interesses misturados, o que eu sinto que tira o foco dele e não dela. Para mim é uma das cenas mais tristes do filme, porque realmente coloca duas pessoas em uma ‘escolha de Sophia’, uma posição de ‘você vai deixar seu amigo morrer ou vai se sacrificar?’
Sacrifícios pela Joia da Alma são “irreversíveis”
Na sequência, Joe falou que o sacrifício não pode ser desfeito:
O processo é irreversível. Mesmo se você devolver a joia da alma a sua localização original, não é possível reaver a pessoa. Na verdade nem é exatamente devolver a Joia, e sim colocá-la no lugar. O tributo pela joia estará selado para sempre naquele lugar, portanto a Viúva Negra se foi para sempre.
Além disso, na mesma entrevista os diretores revelaram que as Joias do Infinito ainda podem voltar:
Thanos realmente disse que as Joias foram reduzidas a átomos. Logo, isso significa que elas ainda existem em uma espécie de ‘nível atômico’. Você não pode tocá-las ou usá-las. Mas, elas ainda estão por aí, em algum lugar.
Por fim, Vingadores Ultimato segue em cartaz nos cinemas.