Não é de hoje que as principais produções de Hollywood tem nos apresentado grandes protagonistas femininas. De tal forma que, felizmente, essa justa representação tem se consolidado no mundo do entretenimento como um todo.
Sobretudo, porque se outrora tínhamos poucos exemplos, como Sarah Connor de Exterminador do Futuro, e Ellen Ripley de Alien, agora, o cenário é bem diferente. Afinal, Ray, Katniss, Mulher Maravilha, Lara Croft, Black Mamba, Alice entre outras, estão aí para nos provar essa irrevogável – e tão saudada – realidade.
Com isso, vem a pergunta: cadê as protagonistas do Universo Cinematográfico Marvel?
Pois bem, sabemos que o Marvel Studios já está se movimentando nesse sentido. Até porquê, embora o seu universo compartilhado nos cinemas tenha obtido um sucesso acapachante em relação ao seu concorrente histórico, a DC, nesse ponto, a Casa de Ideias está perdendo. Afinal, como esquecer a grande estreia da Mulher Maravilha vivida por Gal Gadot nos cinemas?
Dessa forma, fica evidente que a Marvel já está trabalhando para reverter a situação. Vide o protagonismo da Vespa na sequência de Homem Formiga, e também, todo o hype construído em torno da estreia da Capitã Marvel no cinema. Obviamente, não podemos esquecer de personagens como Shuri, Okoye, Viúva Negra, Gamora, Valquíria entre outras.
Mas, particularmente, eu quero ver elas na linha de frente. Liderando, protagonizando conflitos, se relacionando de maneira menos superficial e, porque não, assumindo o papel principal no ainda não oficializado quinto filme da maior equipe de heróis do MCU: Vingadores 5!
Diante disso, confira:
10 razões para Vingadores 5 apresentar um time formado só por heroínas
O fim de uma era
Vingadores Ultimato apresentou a despedida definitiva dos dois maiores heróis da franquia. No caso, Homem de Ferro e Capitão América. Afinal, a morte do Tony Stark no longa, e, o desfecho do arco do Steve Rogers de Chris Evans, indicam que dificilmente esses dois personagens voltarão no inevitável Vingadores 5.
Logo, não seria esse o cenário ideal para as heroínas assumirem a linha de frente do MCU? Afinal, algumas delas tem totais condições de assumir o protagonismo da franquia com igual – ou maior – carisma.
Um “casting” de peso
Vamos combinar: atualmente, o Universo Cinematográfico Marvel já conta com ótimas personagens femininas. Muitas delas, inclusive, já merecem alçar voos maiores na franquia.
Apenas para relembrar alguns desses grandes nomes: Viúva Negra, Shuri, Okoye, Feiticeira Escarlate, Valquíria, Nebulosa, Vespa entre outras. Sem esquecermos, é claro, da heroína mais poderosa do MCU, a Capitã Marvel.
Heroínas das HQ’s que ainda não foram apresentadas no cinema
Além das personagens que já foram introduzidas no MCU, não podemos esquecer daquelas que ainda não foram adaptadas para o cinema. Entre elas, vale destacar: Mulher-Hulk, Mulher Aranha, Jane Foster como Thor, Coração de Ferro, Kamala Khan, Spider-Gwen, Soprano entre outras.
Ou seja, boas opções para essa possível formação dos Vingadores não faltam…
X-Men e Quarteto Fantástico no MCU
Somando ao item anterior, não podemos esquecer também que a compra da Fox pela Disney foi concluída. Logo, podemos agregar à lista de futuras heroínas da franquia nomes de peso, como Sue Richards, Jean Grey, Tempestade, Vampira, Kitty Pryde e X-23.
Movimentações nos bastidores
Conforme divulgado anteriormente, algumas atrizes já se reuniram com o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, para defender a ideia de um filme protagonizado apenas por heroínas. Confira abaixo o que Tessa Thompson, a Valquíria, declarou no final de 2017:
Eu, Brie Larson, Zoe Saldana, Scarlett Johansson, Pom Klementieff e Karen Gillan fizemos uma reunião com o Kevin Feige para apresentar a nossa ideia. Foi algum tipo de reunião em um semicírculo. Perguntamos a ele se não seria legal que todas nós trabalhassem juntas em um filme. Imaginem a Valquíria na mesma equipe da Capitã Marvel, Gamora, Viúva Negra, Mantis e Nebula?
Mais representatividade no Universo Marvel
Poucos meses depois de ter se reunido com algumas atrizes do MCU, em entrevista para o site Comic Book, Kevin Feige declarou:
Conforme o plano avança, acredito que vamos alcançar um momento em que, olha, seria incrível ver todas as nossas personagens femininas da forma que vemos em sua maioria. não só homens, mas principalmente os homens.
Acho que estamos chegando a um ponto que em breve teremos tantas personagens femininas incríveis. Que serão apenas os nossos heróis, em oposição a essa ideia de que são todos femininos ou masculinos. Serão apenas os heróis da Marvel e mais da metade deles serão mulheres.
The A-Force = Os Vingadores
Criada em 2015 pela Marvel Comics, a primeira equipe formada apenas por heroínas, a A-Force (Força-V, no português), surgiu justamente para ocupar o espaço deixado pelos Vingadores às vésperas da mega saga Guerras Secretas.
Vamos combinar que esse mesmo contexto pode, perfeitamente, ser adaptado no cinema. Sobretudo, após os eventos finais de Vingadores 4 e, no decorrer da Fase 4 do MCU.
Similaridades
Para os mais saudosistas, fica a dica: existem paralelos muito interessantes entre alguns personagens femininas e masculinos do MCU.
Por exemplo, Tony Stark e Shuri = cientistas geniais; Capitão América e Capitã Marvel = símbolos, heróis fora do seu tempo; Thor e Valquíria = ícones da mitologia nórdica; etc. Além claro, das obviedades, como Homem Formiga/Vespa e Hulk/Mulher-Hulk.
Além disso, agora temos a Thor de Jane Foster. Ou seja, mais um grande reforço para uma provável equipe feminina em Vingadores 5.
“Trabalho em equipe”
Embora um maior protagonismo para as personagens femininas no Universo Marvel do cinema seja uma realidade necessária, não podemos esquecer que existem alguns grandes nomes, já estabelecidos na franquia, que podem assumir o lugar do trio Tony, Cap & Thor.
São eles: Guardiões da Galáxia, Pantera Negra, Homem Aranha e Doutor Estranho.
Mas, no caso da equipe cósmica, acredito que essa possibilidade possa ser descartada. Afinal, ao que tudo indica a jornada dos Guardiões será concluída no seu terceiro filme. De tal maneira que, os mesmos podem ser substituídos pelos Eternos em um futuro próximo.
Quanto ao Pantera Negra e o Dr. Estranho, vamos combinar que, salvas exceções, ambos funcionam muito bem em seus “universos” particulares, ou seja, Wakanda e mundo místico.
Além do fato dos dois heróis nunca terem sido membros muito atuantes nos arcos dos Vingadores nos quadrinhos. Algo que, também pode ser considerado ao avaliarmos o papel do Homem Aranha no futuro do MCU.
Afinal, vamos combinar que o aracnídeo tem um universo próprio tão rico de narrativas e personagens que, funciona perfeitamente sozinho.
A Marvel sabe o que faz
Ciente do sucesso de Mulher Maravilha e, do contexto atual pautado por importantes pautas como feminismo e empoderamento, nada mais sensato que o Marvel Studios amplie o espaço das suas ícones femininas em suas produções.
Afinal, a editora/estúdio é famosa pela abordagem social em suas obras. Vide o surgimento do Pantera Negra em 1966 (o primeiro herói de ascendência africana das HQ’s).
E também, os “mutantes” idealizados por Stan Lee e Jack Kirby sob a alcunha de X-Men em 1963. Que em suma, nada mais eram que uma alegoria representando todas as minorias.
Sobretudo, formulada em meio aos conflitos sociais que aconteciam nos EUA na época. Sejam negros, homossexuais, imigrantes, judeus etc.
Logo, aguarde:
Por que a Fase 4 do MCU será das heroínas! E será tão boa, ou melhor que os primeiros 10 anos da franquia. Tenha certeza disto!
Universo Cinematográfico Marvel
O próximo longa da franquia – Viúva Negra – chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de abril de 2019. Quanto a Vingadores 5, o Marvel Studios ainda não se manifestou sobre a eventual data de lançamento. Contudo, especulações afirmam que o filme é aguardado para 2024 – na Fase 5 do MCU.