Faleceu nessa terça-feira, dia 12 de novembro de 2018, o quadrinista Stan Lee. Simplesmente, o homem responsável por inspirar, formular – e re-significar – o universo dos super-heróis junto à cultura pop. Sobretudo, no que compete à maneira como – na condição de um vanguardista – acreditou fervorosamente há muitas décadas atrás que os super-heróis tinham potencial para ir muito além das páginas dos quadrinhos. E com isso, alcançar públicos muito maiores.
Dito e feito.
Afinal, hoje em dia poucos personagens são tão conhecidos – e lucrativos para a indústria – quanto os super-heróis da Marvel. Entre eles, estão co-criações de Lee, como Homem-Aranha, Vingadores, Quarteto Fantástico entre outros.
Protagonizando grandes sucessos do cinema e da TV, esses heróis foram o resultado da visão de Lee. Ou seja, de um imigrante judeu, sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, que além de ter realizado os seus próprios sonhos e objetivos, simplesmente mudou o mundo. Por que também criou cidadãos.
Digo isto, aí já dando o meu testemunho pessoal, porque acredito firmemente que me tornei uma pessoa melhor por simplesmente ler, inicialmente de forma ingênua, as histórias em quadrinhos desses heróis.
Então, seja pela consciência e respeito pela diversidade (X-Men), pelo senso de responsabilidade (Homem-Aranha) ou, pela mera capacidade de sonhar – e acreditar no que é certo (Vingadores), a presença desse universo na minha vida desde cedo me fez buscar e optar pelo caminho certo em vários momentos.
Boa parte disso, graças à obra de Stan Lee.
Com os olhos marejados, faço essa pequena homenagem à essa lenda. Que mesmo aos 95 anos de idade, esbanjava energia e otimismo.
Dessa forma, estendo esse tributo à lembrança de algumas das participações especiais do quadrinista em filmes da Marvel (compilado pelo site CBR), e também, à citação de suas criações mais populares.
Participações especiais de Stan Lee nos filmes da Marvel:
Personagens mais populares do quadrinista (criados ou co-criados por ele):
Por fim, uma surpresa: Stan Lee gravou a sua participação especial em Vingadores 4. Ou seja, teremos a oportunidade de ver a lenda pela última vez – de forma inédita – nas telonas.
Dá nossa parte, a Central Vingadores promete seguir homenageando diariamente Stan Lee através da produção de conteúdos que sejam carregados de muito respeito e também muita paixão pela obra criada por ele.
Vamo que vamo! Como diria Mr. Lee: Excelsior!