Com a conclusão da Saga do Infinito em Vingadores Ultimato, e, com o fim da Fase 3 do MCU em Homem-Aranha: Longe de Casa, o futuro da franquia está totalmente em aberto. Contudo, de acordo com declarações do presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, uma coisa é certa: se nos primeiros 10 anos de MCU a maior parte das tramas se passavam na Terra, agora, é hora de desvendar o mundo cósmico da Casa das Ideias.
E é com base nessa importante confirmação que a saga Aniquilação pode acabar entrando no jogo.
Escrito por Keith Giffen – e publicado entre 2005 e 2007 nos Estados Unidos, esse grande arco da Marvel Comics mostra o vilão Aniquilador – e seus reforços da Zona Negativa – invadindo o nosso Universo.
Teremos a Aniquilação no Universo Cinematográfico Marvel?
Lembra que antes do anúncio oficial um dos títulos mais especulados para Vingadores 4 era, justamente Aniquilação? Então, algo já pode estar circulando pelos corredores de Hollywood…
Na superfície, a ideia de adaptar esta saga para o cinema pode parecer improvável. Todavia, está escancarado que o MCU caminha à passos largos para se tornar ainda mais cósmico.
Afinal, os dois filmes dos Guardiões da Galáxia, a conclusão da Saga do Infinito nos dois últimos longas dos Vingadores e, a introdução da Capitã Marvel na franquia, indicam que a ideia de introduzir uma ameaça interdimensional não pode ser considerada estranha.
Além disso, com a fusão da Fox com a Disney concluída, o Marvel Studios tem plenos direitos de uso sobre o Aniquilador e a Zona Negativa. E também, sobre outros heróis/vilões de grande importância para este arco nas HQ’s, como o Surfista Prateado, o Super Skrull e Galactus.
Então, caberia ao MCU apenas introduzir um ou dois personagens que cumprem um papel relevante nesta história.
Nesse contexto, temos o último representante de Xandar: o herói cósmica Nova.
A iminente introdução do Nova nos filmes da Marvel
Afinal, quase que mensalmente surgem rumores afirmando que o Marvel Studios já está está planejamento um filme solo deste personagem. De tal forma que, o próprio presidente do estúdio, Kevin Feige, declarou recentemente que ele tem “potencial imediato” para ser apresentado no MCU.
Tendo o Aniquilador e o Nova na trama, bastaria o estúdio preencher a história com o outros personagens que, supostamente, já poderiam existir no MCU. Por exemplo, Quasar e Bill Raio Beta. Afinal, rumores recentes indicam que os dois estarão em Guardiões da Galáxia 3.
Drax, Senhor das Estrelas e Gamora nós já conhecemos muito bem. E quanto à Phyla-Vell, ela pode ser perfeitamente substituída pela Capitã Marvel.
A Aniquilação será consequência do Ultimato?
No que compete ao plot principal, as bases para o seu desenvolvimento podem ter sido apresentadas em Vingadores Ultimato. Sobretudo, à partir do snap – e sua reversão – somado ao conceito de múltiplas realidades. E também, aos próprios mistérios que o Reino Quântico ainda pode revelar.
Pensemos na seguinte hipótese: Depois da explicação da Anciã sobre os perigos de não devolver as Joias do Infinito a seus devidos pontos no tempo, poderia haver um cenário em que uma das realidades alteradas permitisse que o Aniquilador e seus exércitos saíssem das “sombras”, a fim de conquistar outras dimensões.
Vamos combinar que todos os elementos apresentados recentemente no MCU – e alguns boatos – contribuem, e muito, para o desenvolvimento desta saga, não acha?
Saga do Infinito no MCU
Por fim, o último capítulo do arco, Vingadores Ultimato, segue em cartaz nos cinemas.
Dirigido por Joe e Anthony Russo, o elenco do filme conta com Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Hemsworth (Thor), Chris Evans (Cap. América), Josh Brolin (Thanos), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Tessa Thompson (Valquíria), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Brie Larson (Cap. Marvel), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Paul Rudd (Homem-Formiga), Mark Ruffalo (Hulk), Don Cheadle (Máquina de Combate) entre outros.
Sinopse: O grave curso de eventos desencadeados por Thanos – que eliminou metade do Universo e fraturou a equipe dos Vingadores – força os heróis sobreviventes a tentarem um último movimento, na grande conclusão dos vinte e dois filmes do Marvel Studios, Vingadores: Ultimato.