Poucos mistérios estão deixando os fãs da Marvel mais ansiosos do que o final de Vingadores Ultimato. Sobretudo, no que compete à forma como os heróis irão reverter as mortes provocadas pelo snap de Thanos. Soma-se à isso o fato do trailer do filme seguinte do MCU, Homem-Aranha: Longe de Casa ter ignorado completamente os eventos da Guerra Infinita.
Sim, sim, eu sei que qualquer menção poderia representar um mega spoiler.
Embora, tenhamos que ter em mente que a simples presença no filme de personagens que viraram poeira, como Nick Fury, Maria Hill e, o próprio Peter Parker, por si só já representa uma importante revelação de Vingadores 4.
Mas, a questão principal aqui é: Por que Homem-Aranha: Longe de Casa nos parece, num primeiro momento, completamente alheio a batalha dos heróis contra Thanos e, a dizimação de metade da vida do Universo?
A fim de – tentar – responder a este mistério, um usuário do Reddit bolou uma teoria bem embasada que defende a ideia de que a trama do próximo longa do Amigão da Vizinhança se passará em uma realidade alternativa.
Dessa forma, confira abaixo a explicação do cara (via Comic Book):
Homem-Aranha 2 pode se passar em uma realidade alternativa pós-Vingadores Ultimato
Primeiro, vou começar dizendo que sempre me perguntei como Longe de Casa e Ultimato poderiam ser divulgados, ao mesmo tempo, devido ao fina de Guerra Infinita… O trailer de Longe de Casa pode ter algumas “pistas escondidas” que podem explicar o que aconteceu:
1 – O tom do trailer e o comportamento dos personagens no trailer…. Todo mundo está agindo como se a dizimação nunca tivesse acontecido.
2 – Onde está Tony Stark?
3 – Aparência de Nicky Fury e Maria Hill.
4 – Mysterio um herói?
5 – Comentários feitos por Kevin Feige (título Longe de Casa tem vários significados)
A teoria que prevalece é que os heróis impedirão que a dizimação ocorra em Vingadores Ultimato, via viagem no tempo (o que faz sentido e pode realmente ser o caso). A única reserva que tenho sobre isso – a partir de um ponto de vista narrativo – é que eles estariam prejudicando a Guerra Infinita. Ou seja, eventos desse filme não teriam tanto peso.
Peter Parker está em uma realidade alternativa?
Minha teoria é que Peter Parker irá para um universo pós-dizimação, ou melhor, uma dimensão alternativa. É provável que a mesma coisa tenha acontecido com os outros personagens, mas como estamos lidando com o Homem-Aranha, vamos nos concentrar nele…
Essa teoria se alinha com a declaração de Feige sobre o título. Segundo ele, Longe de Casa refere-se a Peter estar na Europa no filme, mas também, pode se referir a ele não estar mais em sua realidade padrão. Como mencionado acima, o tom do trailer e o comportamento dos personagens não parecem ser afetados pela dizimação.
Claro, nós não sabemos como será o final do Ultimato, mas eu não vejo isso terminando de uma forma em que os personagens não se lembram da dizimação ou “isso nunca aconteceu”. Novamente, isso minaria completamente o fim da Guerra Infinita. Outro aspecto interessante desta teoria é que isso significaria que não teremos Peter Parker de volta à realidade padrão no final do Ultimato.
Onde está Tony Stark?
Além disso, todos os outros personagens de Homem-Aranha 2, incluindo Tia May, Fury, Hill e Happy, seriam uma parte dessa realidade alternativa (Peter seria o único fora do lugar, mas sem saber). Essa teoria da realidade alternativa também explicaria a ausência de Tony. Talvez ele tenha morrido em circunstâncias diferentes ou talvez ele simplesmente não esteja no roteiro, porque a história não exigia que ele estivesse…
Também vemos Mysterio sendo um herói no trailer. Isso só faria sentido em uma realidade alternativa! A teoria predominante é que Mysterio está enganando a todos e fazendo-se um herói usando suas ilusões. Com base no conhecimento comum do personagem dos quadrinhos e desenhos animados, sinto que isso seria óbvio demais no enredo do filme.
Por fim, serei honesto ao dizer que não sou fã de realidades alternativas na narrativa. Eu sinto que é uma maneira barata de lidar com personagens e basicamente significa que eles não podem morrer, mas há muito que não sabemos sobre regras vigentes no MCU e eu confio em Feige e companhia para criar uma ótima história em todos esses filmes…
A grande questão após a Guerra Infinita é: para onde foram todas as vítimas do snap?
Longe de Casa poderia abordar isso de acordo com a minha teoria, mas não precisa se ater a esse fato. Mas sim, é uma revelação no final do filme (com pequenas dicas espalhadas por todo o filme). Se isso acontecer, Longe de Casa não teria estragado o Ultimato. Por que estará ocorrendo em uma realidade alternativa…
Tudo pode estar ligado à parceria Marvel/Sony
Além disso, e se Peter está inconscientemente preso nesta realidade alternativa para sempre? Isso pode ter sido a forma como Marvel e Sony buscaram isolar o personagem Homem-Aranha dos outros heróis. Pavimentando o caminho para que a Sony retome o personagem para continuar suas histórias fora do MCU.
Ou para que a parceria continue, permitindo que o Homem-Aranha lide sozinho com seus conflitos sem a ajuda de outros heróis e mentores como Tony Stark.
MINHA OPINIÃO? Embora eu ache possível – e talvez, pertinente – a ideia da realidade alternativa – não compro a ideia de que isso seja uma estratégia comercial envolvendo Marvel/Sony.
Acredito sim que haverá no filme – e trailers pós estreia do Ultimato – importantes menções ao final da batalha contra Thanos. Isso porquê, seria um total tiro no pé passar à régua e simplesmente descartar os eventos recentes do MCU à partir da eventual mudança do passado, ou mesmo, a suposta continuidade da franquia em outras dimensões não afetadas pelo snap.
A teoria apresenta bons aspectos envolvendo o trailer. Mas passa longe ao explicar como Longe de Casa e Ultimato, de fato, se conectarão.
Homem-Aranha: Longe de Casa estreia em 4 de julho. Já Vingadores Ultimato chega aos cinemas um pouco antes, no dia 25 de abril.