Um dos aspectos mais intrigantes da franquia MIB – Homens de Preto é o quão longe a organização ira para manter a paz intergaláctica. Parecendo muito com a TVA da série Loki.
Seus agentes colocam suas vidas em risco sem a promessa de glória para proteger a Terra de todos os tipos de ameaças.
E conforme os fãs percebem o que está acontecendo em Loki, fica claro que a Autoridade de Variância do Tempo pega tudo o que o MIB representa como uma organização e a distorce para propósitos nefastos.
Os Homens de Preto têm a responsabilidade de garantir que ameaças de outros mundos não prejudiquem a Terra, razão pela qual seus agentes usam neuralizadores com bastante frequência.
É um dispositivo que limpa a memória de curto prazo de civis, encobrindo evidências de atividades alienígenas para que a humanidade possa se aquecer em sua ignorância e J (Will Smith) , K (Tommy Lee Jones) e outros agentes possam operar no campo.
Exceto se um agente está pronto para se aposentar ou se a mente de um trainee precisa ser consertada, o MIB não altera o cérebro das pessoas. Isso constrói confiança dentro da organização e permite que eles mantenham um mínimo de sua humanidade.
E é nisso que a TVA se parece da maneira mais sinistra. Graças a Sylvie, os fãs descobrem que a TVA tem retirado Variantes da Linha do Tempo Sagrada, apagando suas memórias e transformando-os em seus agentes.
É por isso que Mobius lembra de um jet ski, Hunter C-20 relembra sua experiência em um bar e B-15 vê memórias de sua vida feliz.
Todos eles tinham família e amigos, mas como tantos outros, a TVA apagou suas memórias, alimentando-os com a mentira que foram criados pelos Guardiões do Tempo.
É uma revelação de partir o coração porque esse condicionamento mental os está transformando em soldados sem mente, dispostos a podar histórias e sequestrar crianças como Sylvie sem questionar o sistema.
LEIA MAIS!
- Loki: Inesperado final do episódio abre as portas para o verdadeiro vilão
- Veja as diferenças de poder entre Loki e Sylvie na série da Marvel Studios
- Loki: Veja todos os easter-eggs do primeiro episódio
É uma maneira maldosa de manter o controle, e quando você associa essa atividade interna com a forma como a TVA então usa cargas de redefinição para acabar com as ramificações, fica claro que essa organização é um mal que deve ser derrubado.
Para piorar ainda mais as coisas, enquanto o MIB tinha o Chefe Zed e outros líderes que se sentiam como pessoas gentis, a TVA tem a Ravonna e falsos Guardiões do Tempo, que parecem ser nada mais do que fantoches para um deus do tempo corrupto.
Na realidade, a TVA é mais uma ameaça do que uma organização de manutenção da paz, e é por isso que vários Lokis estão em guerra contra ela.