No primeiro episódio de Loki, o Universo Cinematográfico Marvel apresentou ao público a Autoridade de Variância do Tempo. Uma organização que operava além do tempo e cujo objetivo era regular a linha do tempo.
Conforme os fãs aprendiam mais sobre a TVA, foi revelado que seus agentes criaram a Linha do Tempo Sagrada, uma única linha do tempo que era ditada pelos Guardiões do Tempo.
Já que a TVA interveio sempre que alguém interferia com o tempo, muitos se perguntaram por que a organização não se envolveu em Vingadores: Ultimato.
Afinal, no filme da Fase 3, os heróis mais poderosos da Terra viajaram para vários destinos ao longo do tempo para roubar as Joias do Infinito.
Os episódios de estreia de Loki apenas relativizaram, afirmando que o que os Vingadores fizeram era para acontecer. Bem, o final da temporada da série Disney+ vai um passo além, revelando por que a TVA não interferiu no “assalto no tempo”.
No último episódio da primeira tempora, Loki e Sylvie encontraram a cidadela no final dos tempos, onde ficaram cara a cara com o homem por trás dos Guardiões do Tempo e da TVA, Aquele que Permanece, uma variante do Kang, o Conquistador.
O Aquele que Permanece explicou aos dois Lokis quem ele era, qual era sua história e o que ele queria. Há muito tempo, ele viveu a primeira guerra multiversal e pôs fim a ela garantindo que não haveria nenhuma outra realidade secundária.
A única realidade que existiria seria a Linha do Tempo Sagrada, e a TVA foi criada para garantir que permaneceria assim. Foi assim que tudo funcionou por muito, muito tempo, mas Aquele que Permanece se cansou.
E por essa razão, ele manipulou todos os eventos para que isso pudesse levá-lo a sentar-se com Loki e Sylvie e fazer uma oferta: ou tomar seu lugar como o protetor da Linha do Tempo Sagrada, ou matá-lo e começar a guerra multiversal novamente.
Aquele que Permanece viu onde tudo leva até um certo ponto, e ele sabia que a oferta tinha que ser feita para este Loki e Sylvie.
Ele orquestrou como chefe da TVA uma variedade de eventos, uma linha do tempo específica que precisava acontecer para fazer sua oferta. E esse Loki, bem, ele nunca teria existido sem os Vingadores viajando no tempo.
Portanto, quando a TVA disse que o que os Vingadores fizeram era para acontecer, é porque Aquele que Permanece precisava deles para viajar através do tempo.
Por causa disso, o Homem de Ferro, o Hulk, o Capitão América e o Homem-Formiga voltaram à Batalha de Nova York em 2012.
LEIA MAIS!
Créditos finais de Loki revela uma pista sobre o destino da TVA
Cinemas dos EUA culpam a Disney por fracasso na bilheteria Viúva Negra
Loki: Como a guerra multiversal do Universo Marvel foi realmente ganha?
E na sua falha da tentativa de roubar o Tesseract permitiu que Loki escapasse da linha do tempo, a mesma que mais tarde viria a estar cara a cara com Aquele que Permanece.
Então, sim, os eventos de Vingadores: Ultimato deveriam acontecer. A criação de uma variante de Loki pode ter parecido um tópico não resolvido, mas acabou sendo um dos eventos mais importantes do filme.
E você gostou da teoria? Acompanhe o Central Vingadores para ficar informado.