Desde que foi anunciada no final de 2017, pouco tem se falado sobre o pacto de compra da Fox pela Disney. Veja bem, digo pacto pois o negócio não está concluído. Por ora, o que existe é a intenção. Isso porquê, a negociação só poderá ser efetivamente concretizada após o governo americano concluir o processo regulatório antitruste. O objetivo desse tramite é combater tentativas de monopólio na indústria.
Esse processo pode demorar de doze à dezoito meses. Ou seja, dificilmente teremos novidades concretas desse negócio ainda em 2018.
Ainda assim, declarações oficiais de ambas as empresas, e também, informações de agências de notícias nos auxiliam a entender o status atual dessa compra. Exemplo disso, foi a recente especulação que afirmava que a Comcast tentaria melar o negócio com uma oferta maior. Graças à Odin, ao que tudo indica não passou de um rumor.
Em recente entrevista (via CBM) para o CEO da Disney, Bob Iger, revelou como está sendo conduzido o processo de aquisição da Fox pela Disney:
“O processo regulatório já começou em várias jurisdições ao redor do mundo. E eu passei as últimas semanas em reuniões com vários líderes da Fox, conseguindo informações que serão importantíssimas quando chegar a hora de integrar nossas companhias, uma vez que conseguirmos a aprovação regulamentar.
Depois dessas discussões, estou ainda mais entusiasmado com os ativos que estamos adquirindo e as equipes que os lideram. Como dito antes, quando anunciamos esse acordo, existiam três estratégias que eram prioridades: entregar mais conteúdo, e os talentos e capacidades de produção vão entregar ainda mais; aumentar nossas iniciativas direto para o consumidor, com plataformas, tecnologias, marcas e construir ainda mais o relacionamento com clientes existentes; e diversificar nossos negócios geograficamente. Esses três elementos estão sincronizados com as nossas estratégias e são designados para criar crescimento no mercado global dinâmico.”
Sobre o processo regulário envolvendo a compra da Fox:
“Realmente não temos nenhuma novidade sobre a parte regulatória. Estamos passando pelo processo, o que é significante por conta do número de jurisdições que temos e o tamanho e a complexidade desse acordo. E, por mais que gostaríamos de estar no ponto de ter a aprovação regulatória e integrar as empresas, sabíamos desde o começo o quão pacientes precisaríamos ser nesse sentido. Então não há nenhuma atualização disso”.
Marvel Studios
Propriedade da Disney, a Marvel Studios está lançando Pantera Negra nos cinemas (15/fevereiro). No dia 26 de abril, estreia o aguardadíssimo Vingadores Guerra Infinita.