Pular para o conteúdo
Capa > Especiais > SHANG-CHI E A LENDA DOS 10 ANÉIS: Entenda o significado do título do filme!

SHANG-CHI E A LENDA DOS 10 ANÉIS: Entenda o significado do título do filme!

Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis

Um dos recém anunciados filmes da Fase 4 do MCU, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, tem gerado bastante curiosidade junto aos fãs. Afinal, além da diversidade do elenco – liderado por Simu Liu, o filme traz um título intrigante que promete resgatar elementos apresentados em antigos filmes da franquia.

Sobretudo, ao mencionar um termo que é de conhecimento dos fãs de longa data do MCU: os 10 Anéis.

Algo que gera ainda mais expectativa quando lembramos que o próprio pres. do Marvel Studios, Kevin Feige, afirmou que o suposto líder desta organização, o Mandarim VERDADEIRO, estará no longa solo do Mestre do Kung-Fu.

Shang-Chi e os 10 anéis no passado do MCU

Vamos voltar para o início do MCU. No caso, Homem de Ferro de 2018. Na trama, Obadiah Stane (Jeff Bridges) contrata um grupo de terroristas internacionais – conhecidos como os Dez Anéis – para sequestrar e assassinar o bilionário Tony Stark (Robert Downey Jr.). Raza, o suposto líder do grupo apresentado em 2008, é um homem ambicioso, pois sonha em criar um império global.

As primeiras menções aos 10 anéis aconteceram nos filmes do Homem de Ferro
As primeiras menções aos 10 anéis aconteceram nos filmes do Homem de Ferro

Então, quando consegue capturar Tony, Raza exige que o bilionário e seu colega de cativeiro, Yensin, produzam os misseis Jericho. O resultado final, todos nós sabemos: a construção da primeira versão da Mark.

Mas tarde na trama, os Dez Anéis são impedidos pelo Homem de Ferro quando tentam atacar uma região do Oriente Médio. E, já no final, o próprio Stane rouba a Mark I do grupo terrorista e mata Raza.

Pois bem, até o momento, os 10 anéis parecem ser apenas uma célula criminosa pequena.

Após essa derrota, a organização some do mapa. E reaparece, sutilmente, em Homem de Ferro 2. Isso porquê, uma das marcas dos membros dos 10 anéis – a tatuagem no pescoço – aparece rapidamente em alguns criminosos que ajudam Ivan Vanko (Mickey Rourke). Anos depois, as tatuagens voltam a aparecer em Homem-Formiga – nos pescoços de alguns membros da Hydra.

Em paralelo ao MCU – e as próprias histórias do Shang-Chi – o grupo 10 anéis tiveram uma presença muito maior no Universo Marvel dos quadrinhos.

Sobretudo, ao serem investigados pela SHIELD, e, confrontados pela Viúva Negra em alguns momentos. Durante esse período das HQ’s, vários rumores abordavam o enigmático líder do grupo. No caso, o Mandarim: um homem poderoso que era adorado como um deus em alguns lugares do planeta.

O Mandarim em Homem de Ferro 3

Então, chegamos ao polêmico Homem de Ferro 3. Filme no qual finalmente tivemos a oportunidade de conhecer o hipotético líder dos Dez Anéis. E também, a influência que o mesmo exercia através de mensagens de vídeo – com o logo do grupo – ameaçando autoridades globais com ataques terroristas e sequestros de importantes figuras políticas.

O Mandarim fake de Homem de Ferro 3
O Mandarim fake de Homem de Ferro 3

No entanto, como todos sabemos, o verdadeiro vilão do longa era Aldritch Killian (Guy Pearce), dono da AIM. E tal Mandariam era um ator chamado Trevor Slattery, interpretado por Ben Kingsley.

Quanto as imagens dos 10 Anéis, todas elas tinham sido roubadas pela AIM para – através da manipulação – estimular uma guerra que criaria a demanda pelo vírus Extremis.

Obviamente, o VERDADEIRO Mandarim não deve ter gostado nada do que foi feito com a sua organização.

Prova disso, é que Trevor é sequestrado (e possivelmente assassinado) no final da história.

O verdadeiro Mandarim do Universo Marvel dos quadrinhos
O verdadeiro Mandarim do Universo Marvel dos quadrinhos

Mestre do Kung Fu e Mandarim se encontrarão na Fase 4 do MCU

Nos quadrinhos, o vilão de Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis é um dos vilões mais cruéis da Marvel. Originalmente um antagonista do Homem de Ferro, ele tem 10 anéis alienígenas extremamente poderosos.

Pois bem, depois de muita espera (e polêmica!), finalmente veremos a verdadeira faceta do Mandarim na Fase 4 do MCU. E, surpreendentemente, ele será o pai do herói vivido por Simu Liu em Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis.

Os fãs da franquia de longa data finalmente conhecerão o vilão que ajudou a criar o Homem de Ferro, tentou roubar a tecnologia de Hank Pym, e também, conseguiu se infiltrar na Hydra. E, ao que tudo indica, parece que apenas Shang-Chi será capaz de detê-lo.

Simu Liu - o Mestre do Kung-Fu do Universo Cinematográfico Marvel
Simu Liu – o Mestre do Kung-Fu do Universo Cinematográfico Marvel

Shang-chi e a Lenda dos Dez Anéis no cinema

Por fim, Shang-Chi e a Lenda dos 10 Anéis tem direção de Destin Daniel e estreia nos cinemas em setembro de 2021.

Além de Liu, estão no elenco Tony Leung, Awkwafina, Michelle Yeoh, Jiang Nan, Meng’er Zhang, Ronny Chieng, Fala Chen, Dallas Liu e Jiang Len.

Segue sinopse da trama: Shang-Chi deve confrontar o passado que ele acreditava ter deixado para trás quando ele é atraído para a rede de mistérios da organização Dez Anéis.

Marcações: