Vingadores Ultimato promete responder à uma série de segredos alimentados nos últimos anos de MCU. Sobretudo, no que envolve os fatos apresentados na Guerra Infinita. Afinal, algumas questões como o paradeiro da Capitã Marvel, o futuro vitorioso visto pelo Dr. Estranho e, o real potencial do Reino Quântico, seguem tirando o sono de muitos fãs da franquia.
Somado à isso, também não podemos esquecer de um outro mistério suscitado após a cena pós-créditos de Vingadores Guerra Infinita: o motivo pelo qual Nick Fury não contatou Carol Danvers em outras situações de grande ameaça.
Pois bem, E SE, todos estes fatores estiverem intimamente interconectados?
Em especial, à partir do elo – mais de uma vez sugerido por profissionais ligados ao Marvel Studios – envolvendo o Doutor Estranho, a Capitã Marvel e o Homem-Formiga: o Reino Quântico.
Digo isto, de forma bem afirmativa, porque não é segredo o fato de Stephen Strange já ter dado uma “passeada” no microverso, da Capitã Marvel nutrir os seus poderes com energia quântica e… bem, a relação do Scott Lang com esta realidade é abordada constantemente em seus filmes solo.
Logo, juntando todos essas peças, alguns depoimentos, padrões na forma como os criativos do Marvel Studios desenvolvem suas soluções narrativas e vazamentos/teorias, a Central Vingadores fez um bem bolado que indica, exatamente, qual serão as respostas para as perguntas citadas acima.
Sobretudo, em Vingadores Ultimato. Mas, “e porque não”, na cena pós-créditos de Capitã Marvel! Confira abaixo e não deixe de contribuir através de comentários no Disqus.
Carol Danvers, Stephen Strange e Nick Fury traçaram um plano secreto para evitar a dizimação?
Onde está a Capitã Marvel? Em lugar nenhum, ou melhor, no passado.
Isso porquê, em alguns dos 14.000.605 futuros que observou, Stephen Strange percebeu a existência de um ser capaz de equilibrar o confronto com Thanos: a própria Capitã Marvel. Porém, sem conseguir encontrá-la em nenhum lugar do Universo, o Mago Supremo retornou para os anos 90 a fim de avisá-la – e à Nick Fury – sobre a iminente dizimação.
Nesse momento, ficou acordado que Fury avisaria Danvers quando fosse o momento certo dela aparecer no futuro. No caso, logo que a dizimação fosse iniciada. Não duvido caso este acordo – ou a heroína recebendo a mensagem – seja apresentado na cena pós-créditos do filme de origem da personagem.
Caso isto aconteça, a ausência de Danvers da linha temporal será totalmente justificada. Afinal, ela simplesmente não existiu entre o final do seu filme solo e, a sua aparição em Vingadores Ultimato.
Por que Nick Fury não chamou a Capitã antes? E porque o Dr. Estranho deixou que o snap de Thanos acontecesse?
Por um motivo muito simples: a dizimação não era “negociável”. Ou melhor, era inevitável que o snap acontecesse em algum momento. Soma-se à isso o fato de que, até o momento em que viu todos os 14.000.605 futuros, o paradeiro da Joia da Alma era desconhecido. Destaco este ponto, porque é possível que esta singularidade exerça um importante papel na reversão do snap.
Curiosamente, ao rever Vingadores Guerra Infinita, a cena envolvendo as visões do Dr. Estranho e, a chegada de Thanos e Gamora à Vormir, são subsequentes.
Paralelamente à isso, Strange pode ter percebido que o snap era necessário também para reunir os Vingadores originais. Ou seja, a reaproximação do Capitão América e do Homem de Ferro, somada a presença dos demais membros da equipe – com o apoio da Capitã Marvel – é fundamental para cumprir o único destino vitorioso observado pelo ex-cirurgião.
Prova disso, é que ele entregou a Joia do Tempo para salvar Tony Stark que, além da teoria que acabamos de apresentar, talvez seja o único capaz de revelar todo o potencial do Reino Quântico. Em especial, no que compete à possibilidade de viagens no tempo.
“Spoilers” do elenco de Guerra Infinita & Vingadores Ultimato
Aí você pode estar se perguntando: “Como a Capitã viajará pro futuro?”
Simples, em recente entrevista (via CBM) o ator Samuel L. Jackson deixou escapar um grande spoiler envolvendo os poderes da heroína: “ela pode viajar no tempo”, disse ele.
Algo que, vamos combinar que faz todo o sentido quando lembramos que os poderes de Danvers se originam do Reino Quântico.
Por fim, em abril de 2018, durante tour de divulgação de Vingadores Guerra Infinita, o Homem-Aranha Tom Holland (ele de novo?) deixou escapar a seguinte revelação: “ele [Benedict Cumberbatch, o Dr. Estranho do MCU] tem as falas mais difíceis, porque ele fala muito sobre o Reino Quântico“.
Detalhe: Stephen Strange não fala do microverso em nenhum momento do filme. Além disso, vale lembrar que Infinity War e Endgame foram gravados ao mesmo tempo. Logo, Holland provavelmente estava se referindo à falas que Cumberbatch gravou para Vingadores Ultimato. Ou seja, mais um indício de que a nossa teoria pode se confirmar. Ou a parte dela que defende à importância do Reino Quântico para o plano top secret do herói.
Ah, já ia esquecendo, e o HOMEM-FORMIGA? Bem, à partir dessas teses que coloquei acima, acredito que ele certamente foi visto pelo Dr. Estranho.
Nesse contexto, ele cumprirá o papel do “mensageiro” que aparece com uma solução completamente desconhecida quando todas as esperanças foram perdidas.
Porém, como bem sabemos, Lang é bastante leigo para auxiliar de forma técnica os heróis sobreviventes. Logo, caberá à Tony Stark e, possivelmente, Bruce Banner, descobrir como utilizar o Reino Quântico. Sobretudo, para viajar no tempo e, com isso, coletar as Joias do Infinito em momentos-chave do MCU para reverter a dizimação.
Vingadores Ultimato chega aos cinemas em 25 de abril. Antes, em 7 de março, estreia Capitã Marvel.