Na trollagem ou não, Vingadores Ultimato pode ter referenciado um dos momentos mais polêmicos – e zoados – da história recente dos filmes de super-heróis: o “Martha” de Batman vs Superman. Afinal, o recurso é utilizado de maneira muito similar em uma das cenas de luta do quarto longa da equipe.
Obviamente, no caso do Marvel Studios a execução é muito melhor – e mais coerente!
[CUIDADO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE VINGADORES ULTIMATO]
Apenas para relembrar, durante o confronto dos dois heróis em BvS o Super-Homem diz “Salve Martha! [mãe de Clark Kent]” para o Batman, enquanto o vigilante de Gotham pressiona o seu calcanhar contra o pescoço do kryptoniano.
E ao ouvir isso, Bruce Wayne lembra da sua mãe – cujo o nome também era Martha, perdoa a vida do Homem de Aço e ambos tornam-se aliados.
“Salve Martha”? no Ultimato?
Pois bem, no caso de Vingadores Ultimato o recurso é sim mais sutil. Sobretudo, porque o resultado é bastante diferente.
Afinal, o mesmo é usado pelo Capitão América, durante o confronto dele com a sua versão do passado, na Nova Iorque de 2012.
Então, no momento em que o Steve Rogers daquela época estava prestes a vencer a luta, o Cap do presente diz: “Bucky está vivo”.
Algo que, é suficiente para desmobilizar a versão de 2012 do herói. Aproveitando-se disso, Rogers utiliza o Cetro do Loki para deixar a sua versão do passado inconsciente.
Vale lembrar que o Cap daquele tempo só foi descobrir que o seu amigo estava vivo alguns anos depois. No caso, em Capitão América: O Soldado Invernal. Logo, a versão do presente sabia bem o que estava fazendo.
Pois bem, proposital ou não, vamos combinar que os dois momentos, tanto de Ultimato quanto de BvS, se assemelham demais! Não acha?
Por fim, Vingadores Ultimato segue em cartaz nos cinemas.
Sinopse: O grave curso de eventos desencadeados por Thanos – que eliminou metade do Universo e fraturou a equipe dos Vingadores – força os heróis sobreviventes a tentarem um último movimento, Sobretudo, na grande conclusão dos vinte e dois filmes do Marvel Studios, Vingadores: Ultimato.