Respondendo a algumas perguntas feitas por fãs, o codiretor de Vingadores 4 Joe Russo trouxe alguns novos detalhes das viagens no tempo via Reino Quântico. Afinal, muitas pessoas que assistiram o longa seguem em dúvida quanto as ramificações que podem ter sido geradas pelos heróis.
Dessa forma, veja abaixo o que disse Joe (Legião dos Heróis):
Não, [a realidade de Ultimato] não se trata de um loop temporal. Tanto a Anciã quanto o Hulk estavam certos. Você não pode mudar o futuro simplesmente voltando ao passado. Mas é possível criar um futuro alternativo diferente. Não é um efeito de borboleta.
Todas as decisões que você tomou no passado podem criar uma nova linha do tempo. Por exemplo, o velho Cap no final, ele viveu sua vida de casado em um universo diferente do principal. Ele teve que fazer outro salto temporal ao nosso universo final para dar o escudo para Sam.
E o diretor aproveitou a oportunidade para defender a ideia de que nada foi alterado no canone estabelecido até Vingadores 4:
Os personagens deste filme criaram uma nova linha do tempo quando voltaram ao passado, mas não tiveram efeito no universo principal. O que aconteceu nos últimos 22 filmes ainda é canônico.
Sobre isso, em entrevista para o The New York Post os roteiristas do Ultimato, Stephen McFeely e Christopher Markus, revelaram que cientistas foram contratados pelo Marvel Studios para a produção dos aspectos “sci-fi” do roteiro:
[…] Então, nós tivemos a ajuda de físicos. Mas de um aliás. Eles disseram que, basicamente, ‘De Volta para o Futuro está errado. É o que o Hulk diz naquela cena. Ou seja, se você vai para o passado, então o presente se torna seu passado e o passado se torna seu futuro. Então não há absolutamente nenhuma razão para isso mudar.
Os reflexos dos ‘snaps’ em Homem-Aranha: Longe de Casa
Voltando para o Q&A com Joe Russo, o diretor também revelou como os eventos dos dois últimos filmes da equipe devem impactar em Homem-Aranha: Longe de Casa. Confira:
Aquelas pessoas que tiveram a sorte de sobreviver ao estalo são 5 anos mais velhas do que as pessoas que acabaram de voltar. A razão pela qual o Homem-Aranha viu seu amigo novamente no ensino médio no final foi simplesmente porque seus amigos, infelizmente, também viraram poeira como o Homem-Aranha. Claro, há pessoas em sua série que não morreram e provavelmente já estão em faculdades.
Essas pessoas que viraram poeira, elas não tinham consciência nesses últimos 5 anos. Eles não sabiam o que aconteceu. É como se eles tivessem acabado de acordar de um longo sono. O único que estava ciente de quantos anos se passaram foi Doutor Estranho, porque ele já tinha visto isso quando voltou no tempo meditando em Titã. A reunião de Parker com Ned foi um momento emocionante. Há também pessoas que de fato mudaram, mas de repente se reuniram com as perdidas. Sim, o mundo está complicado agora.
Por fim, Vingadores Ultimato segue em cartaz nos cinemas.
Sinopse: O grave curso de eventos desencadeados por Thanos – que eliminou metade do Universo e fraturou a equipe dos Vingadores – força os heróis sobreviventes a tentarem um último movimento. Sobretudo, na grande conclusão dos vinte e dois filmes do Marvel Studios, Vingadores: Ultimato.
Quanto ao filme Homem-Aranha: Longe de Casa, o mesmo estreia no dia 4 de julho.