Na terceira parte do especial “Rumo à Guerra Infinita”, abordaremos um dos temas do MCU que mais povoam os bate-papos dos teóricos de plantão. Afinal, trata-se de um ponto decisivo para moldar o futuro da Marvel no cinema. Então, depois de falarmos sobre os detalhes de Vingadores Guerra Infinita que já conhecemos e, das prováveis fatalidades da batalha dos heróis contra Thanos, vamos elencar hoje as principais teorias envolvendo as conexões entre o filme e a sua sequência, Vingadores 4.
Como Vingadores Guerra Infinita estará conectado à Vingadores 4? Confira 5 teorias:
01 – Doutor Estranho e a Joia do Tempo
Podemos deduzir que a seguinte sequência de eventos acontecerá:
– Thanos – já em posse da Joia do Poder – e a Ordem Negra matam Loki no início do filme, retiram a Pedra do Espaço do Tesseract e descobrem aonde está a Pedra da Realidade;
– Os membros da Ordem Negra se dividem em dois grupos: Fauce de Ébano e Cull Obsidian vão atrás da Joia do Tempo que está com o Doutor Estranho; e Corvus Glaive e Próxima Meia Noite atacam o Visão a fim de pegar a Joia da Mente. Enquanto isso, Thanos vai atrás do Colecionador com o intuito de roubar a Pedra da Realidade;
– No terceiro ato da história, a combinação de três pedras do Infinito permite que Thanos se teletransporte para Wakanda (Espaço), enfraqueça as defesas da nação africana (Poder) e crie um exército inteiro de Outriders (Realidade).
Então, é o que acontece com a singularidade do Tempo, em paralelo à tudo isso, que pode revelar a subtrama crucial que será concluída em Vingadores 4.
A missão do Fauce de Ébano
Pois bem, desde o início da divulgação das primeiras imagens de Guerra Infinita, ficou estabelecido que o Fauce de Ébano conseguirá pegar a Pedra da Tempo que está com Stephen Strange.
Mas, ao abraçarmos essa possibilidade, esquecemos de um ponto importante.
Quando a Guerra Infinita iniciar, o Doutor Estranho já será o Mago Supremo há algum tempo. E com isso, seus conhecimentos sobre as mais diferentes escalas de ameaças, o seu domínio sobre o real poder da Joia do Tempo e, as suas habilidades místicas, com certeza estarão em um nível muito maior do que imaginamos.
Em resumo: Ele provavelmente teria um ou dois truques na manga para proteger a pedra. Especialmente ao descobrir que tipo de ameaças a mesma pode atrair.
Logo, com base no que vimos nos últimos trailers, podemos sugerir que o Doutor Estranho usará o seu poder para selar – ou esconder – a Pedra do Tempo. Isso explicaria, por exemplo, a necessidade do Fauce de Ébano torturá-lo. Tal situação aconteceria não com o objetivo de arrancar a pedra do Olho de Agamotto, mas sim, para descobrir a real localização dela.
Ao mesmo tempo, caso o Fauce consiga colocar as mãos na gema, o seguinte cenário pode ser configurado:
A batalha em Wakanda já mostrou um confronto bastante dramático entre Thanos e o Capitão América. E pode acontecer que, contra todas as probabilidades concebíveis, os Vingadores, juntamente com os seus aliados, consigam derrotar o vilão.
No entanto, no que pode vir a ser uma reviravolta cruel, pode ser justamente a Joia do Tempo que auxilie Thanos à concretizar a profecia dita por ele no primeiro trailer do filme:
Com o tempo, vocês saberão como é perder. Saber desesperadamente que estão com a razão e fracassar mesmo assim. Temam. Fujam. Mas o destino sempre chega.
O real sentido dessas palavras:
Essas frases podem se tornar mais literais do que imaginamos! Afinal, Se os heróis conseguirem proteger a Pedra da Mente, então a tentativa final de Thanos de completar a Manopla do Infinito pode depender do Fauce de Ébano colocar suas mãos na Pedra do Tempo. Com ela, podemos deduzir que o Titã Louco viajará de volta no tempo para coletar as Pedras do Infinito em épocas nas quais os heróis não são tão poderosos e unidos como são nos tempos atuais.
Essa teoria se encaixa com as imagens vazadas do set dos Vingadores 4 que envolviam personagens atuais aparecendo em cenas-chave do passado. Em especial, na batalha de Nova Iorque apresentada no primeiro filme da equipe.
Se Thanos de fato voltar no tempo a fim de obter todas as joias, então, restaria aos heróis sobreviventes da Guerra Infinita persegui-lo.
Essa é uma missão que certamente seria possível através do poder combinado das pedras da Mente e da Alma. Com isso, os heróis da MCU poderiam enviar sua “consciência” de volta no tempo para seus eus mais jovens. Ou mesmo, aparecerem como projeções. Exemplo disso, o Doutor Estranho no Plano Astral.
02 – A vitória de Thanos
Baseado no pouco que vimos da história, Thanos deverá coletar, no mínimo, quatro Joias do Infinito. O co-diretor do filme, Joe Russo, também confirmou que grande parte do longa mostrará os heróis tentando atrasar Thanos na sua busca pelas pedras.
Porém, parece inevitável que as coisas acabem com o Titã Louco conseguindo pegar todas elas. A visão de Thanos colocando a última gema na Manopla do Infinito e, estalando os dedos para eliminar metade do Universo, seria um ótimo – mesmo que angustiante – fim para o filme.
Ao mesmo tempo, caso o vilão consiga coletar “apenas” as cinco joias conhecidas, os rumos da história podem mudar drasticamente. Isso porquê, ao pegarmos como base as características da Joia da Alma nas HQ’s, um importante fator precisa ser considerado: ela representa um universo inteiro.
Com isso em mente, no final de Avengers Infinity War, podemos ter todos os heróis inválidos, ou mesmo, mortos. Dessa forma, todos os que perderam a vida seriam transportados para dentro da joia. Caso, importante frisar, a mesma já tenha sido encontrada.
O papel de Scott Lang
Com o Homem Formiga sendo um dos poucos heróis vivos, pois, não esteve diretamente envolvido na batalha contra Thanos, ele poderia encolher à um nível subatômico e entrar no universo compacto da joia a fim de reencontrar os heróis que lá estão. Chegando lá, ele veria que todos estão vivendo a versão ideal de suas vidas.
Sendo assim, uma nova frente de batalha, melhor preparada e instruída, poderia ser formada. Essa mesma teoria pode encontrar subsídios nas imagens vazadas de Vingadores 4 que mostram os heróis na batalha de Nova Iorque.
Isso justificaria a presença do Homem Formiga lá, e também, poderia explicar o que são àqueles dispositivos nos pulsos dos vingadores originais.
No caso, eles seriam um artifício para que todos pudessem sair do universo projetado pela joia.
Teoria feita com contribuições do amigo Guilherme Caetano. Todas elas foram postadas no grupo da Central Vingadores no Facebook. Acesse Guerra Infinita & Vingadores 4.
03 – Invasão Secreta
Já pensou na possibilidade do plano dos Vingadores para derrotar o Titã Louco falhar no último minuto? E, pela falha de um dos seus heróis mais confiáveis?
Isso certamente representaria uma perda devastadora.
Ao mesmo tempo, isso poderia ser explicado de uma forma: o personagem que agiu de maneira equivocada é na verdade um Skrull. Pra quem não sabe, eles são representantes de uma raça alienígena que invade planetas substituindo, pouco à pouco, os seus representantes. Isso acontece, pois os membros dos Skrulls são habilidosos transmorfos.
Ou seja, seria uma maneira espetacular de iniciar a introdução desses perigosos vilões.
Ao passo que, no filme solo da Capitã Marvel, cujo a estreia será em março de 2019, as motivações dos mesmos poderiam ser melhor explicadas, e também, pelo fato do filme se passar na década de 90, a invasão da Terra pelos Skrulls seria contextualizada.
Além disso, em recente entrevista para o Spin 1038, os diretores dos dois filmes, Anthony e Joe Russo, declararam algo que vai de encontro à essa teoria:
Para nós, esse foi o desafio de contar essa história competente mas também muito pessoal que começamos em Soldado Invernal. Essa trama acaba em Vingadores 4, e é um arco pessoal para nós. Você entenderá nosso ponto de vista como cineastas e como pessoas quando você assistir esses quatro filmes juntos.
Então, qual é o grande plot de Capitão América: Soldado Invernal?
Resposta: conspirações internas na SHIELD tramadas por infiltrados da HYDRA. Ou seja, uma ameaça em menor escala muito similar à que os Skrulls fomentariam em uma eventual adaptação da saga Invasão Secreta para o cinema.
Adicione à isso, a possibilidade do Gavião Arqueiro estar envolvido em outra trama que não seja Guerra Infinita…
04 – A Queda dos Vingadores
Com base no que já sabemos, Vingadores Guerra Infinita deve dar um enfoque especial ao trio de heróis que protagoniza boa parte dos filmes do Marvel Studios. Ou seja, Homem de Ferro, Capitão América e Thor.
Afinal, isso vai de encontro ao fato de eles serem o eixo principal da história contada pelo MCU nos últimos dez anos.
Com isso em mente, podemos presumir que os filmes Guerra Infinita e Vingadores 4 mostrarão o arco de despedida desses três heróis icônicos. Algo que, já é especulado faz um bom tempo. Até porquê, heróis como Doutor Estranho, Starlord, Pantera Negra, Homem-Aranha e Capitã Marvel devem assumir o protagonismo do Universo Cinematográfico Marvel na Fase 4.
Diante disso, o que poderia acontecer com os membros da equipe original?
Bem, aqui vai uma teoria:
Em Era de Ultron de 2015, Tony Stark teve o vislumbre de um possível futuro, no qual, ele vê seus amigos vingadores mortos e, inimigos alienígenas invadindo a Terra.
E se isso se concretizar agora? Quem leu a saga Manopla do Infinito nos quadrinhos sabe que Thanos aniquila metade da equipe.
Claro que é possível que os heróis sejam trazidos de volta em Vingadores 4, mas, deixar o destino deles incerto seria uma ótima maneira de deixar os fãs em êxtase. E também, nos manter falando à respeito até a estreia do quarto filme da equipe.
É fato: importantes fatalidades acontecerão em Avengers Infinity War. A grande questão é como elas serão utilizadas para moldar o futuro do MCU.
05 – Esperança
Muitas das teorias que abordamos até o momento são bastante sombrias. Isso porquê, esse é o tom prometido e, invariavelmente, necessário para essa história.
Mas, e se Vingadores Guerra Infinita terminar de maneira positiva?
Isso porquê, mesmo que os Vingadores e os Guardiões da Galáxia sejam derrotados por Thanos, uma das cenas pós-crédito pode mostrar eles se unindo para a revanche contra o Titã Louco.
Cá entre nós, seria uma ótima maneira de preparar terreno para Vingadores 4.
Paralelamente à isso, existe um outro trunfo que pode simbolizar a esperança: a Capitã Marvel. Mesmo que ela não esteja agendada para estrear no MCU antes do seu filme solo.
No entanto, a chegada da heroína no momento em que todas as esperanças parecerem perdidas, seria uma maneira perfeita de apresentar a personagem para os espectadores que não a conhecem. E também, geraria grande expectativa para o longa que mostrará a origem dela. Cujo a estreia, será poucas semanas antes de Vingadores 4.
Aliás, no mesmo, poderia ser explicado onde Carol Danvers esteve durante todos esses anos. E o porquê do seu retorno acontecer apenas após o ataque de Thanos à Terra.
Com certeza, esses fatores ajudariam – e muito – no desempenho do filme da heroína nas bilheterias. Ou seja, poderia ser uma grande jogada do Marvel Studios para apresentar àquela que, segundo Kevin Feige, é de longe o “o ser mais poderoso do Universo Cinematográfico Marvel”.
E pra você, qual dessas teorias faz mais sentido? Não deixe de comentar!
Confira as duas primeiras edições do especial “Rumo à Guerra Infinita”:
#01 – RUMO À GUERRA INFINITA: 30 coisas que nós já sabemos do filme!
#02 – RUMO À GUERRA INFINITA: Quais heróis não sobreviverão à batalha contra Thanos?
Guerra Infinita & Vingadores 4
O terceiro filme da equipe chega aos cinemas em 26 de abril. Já a sua sequência, estreia em 2 de maio de 2019.