O tão aguardado Vingadores Guerra Infinita já está entre nós, e com isso, quem viu o filme já sabe as respostas para várias questões importantes envolvendo o MCU, inclusive, pistas de como esse universo será configurado à partir de agora. Fora isso, já descobrimos também quais são os Easter Eggs e Fan Services que o longa apresenta.
Passados dois dias da estreia e, deixando bem claro que esse especial está LOTADO DE SPOILERS, temos aqui um compilado dos principais mistérios e referências presentes em Avengers Infinity War.
Então, vamos à lista! Mas antes, vou alertar novamente os desavisados:
[CUIDADO: A LISTA ABAIXO ESTÁ REPLETA DE SPOILERS DO FILME!]
30 segredos e Easter Eggs de Vingadores Guerra Infinita
O filme começa no ponto em que terminou Thor Ragnarok, com Thanos atacando a nave que transporta os asgardianos. Durante o confronto, Loki utiliza a célebre frase de “Os Vingadores” de 2012, “Nós temos o Hulk!”. A mesma, foi dita por Tony Stark no primeiro filme da equipe. Com o intuito de confrontar o próprio Loki.
Após esse momento “descontraído”, o irmão de Thor é morto ao tentar enganar o vilão. Heimdall também é assassinado. Porém, ele utiliza as suas últimas forças para enviar Hulk para a Terra.
Valquíria, Korg e Miek não aparecem e nem são mencionados. Porém, há chances deles continuarem vivos. Afinal, sugere-se que Thanos matou apenas metade dos tripulantes.
Ainda nessa cena, Hulk é humilhado pelo titã louco durante o combate entre os dois. Essa é a única aparição do Gigante Esmeralda durante todo o filme. Ao que tudo indica, o verdão ficou com tanto medo do vilão que não quis mais participar da batalha. Uma das possíveis explicações para essa atitude é o fato do herói ter, atualmente, a mentalidade de uma criança.
A jornada do Deus do Trovão
E nós acertamos (aqui está a prova) ao sugerir como o Thor conseguiria o seu “novo” olho! O mesmo, é na verdade uma prótese que ele ganha de presente do Rocket Raccoon. Isso acontece durante a viagem para Nidavellir.
Confirmando as últimas especulações, o personagem interpretado por Peter Dinklage chama-se Eitri. Um anão gigante, rei de Nidavellir e extremamente habilidoso na forja de armas, que é obrigado por Thanos à criar a Manopla do Infinito. Porém, mesmo diante da submissão de Eitri, o vilão mata toda a população do planeta. Deixando com isso, apenas o personagem de Dinklage vivo.
Além da Manopla, o rei de Nidavellir ajuda Thor à criar o “Rompe-Tormentas”: um machado mais poderoso que o Mjolnir (também construído por Eitri). Ele é bastante semelhante ao Jarnbjorn, arma utilizada pela versão Ultimate do Deus do Trovão. Como esperado, o cabo do machado é na verdade um galho do Groot.
Ademais, sobre o nome “Rompe-Tormentas” (Stormbreaker no inglês), ele faz menção direta à arma utilizada pelo personagem Bill Baio Beta (saiba mais sobre ele aqui).
Curto e grosso: o Gavião Arqueiro não está no filme. O Homem Formiga também não. Eles são apenas citados no decorrer da narrativa. Conforme adiantado na HQ Prelúdio de Guerra Infinita.
Surge a Joia da Alma!
Pasmem! Confirmando algumas teorias, o Caveira Vermelha aparece no filme! Ou seja, ao tentar utilizar o Tesseract em “Capitão América: O Primeiro Vingador”, ele foi transportado pela Joia do Espaço para o planeta Vormir.
Sobre Vormir, é justamente nesse planeta em que estava a misteriosa Joia da Alma! A mesma, foi coletada por Thanos após o Caveira Vermelha explicar que, para possuí-la, o vilão teria que sacrificar aquilo que mais amasse. Com isso, ao empurrar Gamora do penhasco, foi revelado que ele sentia um amor puro pela sua filha adotiva. Vormir, pertence ao Império Kree, raça alienígena intimamente ligada à Capitã Marvel.
Thanos consegue pegar a Joia da Realidade que estava com o Colecionador. Inclusive, ele mata o personagem e destrói “Luganenhum”. Ao final, descobre-se que tudo não passou de uma emboscada do vilão para encontrar Gamora. Nessa mesma cena, há um Easter Egg referenciando a série “Arrested Development”.
Por falar em cameo, Stan Lee aparece como o motorista do ônibus que transporta Peter Parker e os seus colegas.
Existem diversas referências à saga original dos quadrinhos, “Desafio Infinito”. Por exemplo, Thanos sentado em um lugar tranquilo no final do filme, a teia jogada pelo Homem Aranha nos olhos do vilão, a “chegada” de Bruce Banner (substituindo o Surfista Prateado) no Sanctum Sanctorum… E claro, o famoso estalar de dedos. O mesmo, é utilizado por Gamora para ilustrar que, ao conseguir pegar as seis joias, Thanos seria poderoso o suficiente para destruir metade do Universo apenas com esse gesto. O vilão também o faz em determinado momento do filme.
E claro, ele repete no final, quando de fato coleta as seis singularidades e dizima metade das vidas do Universo.
As fatalidades de Vingadores Guerra Infinita
Sobre as mortes em Vingadores Guerra Infinita, as mais evidentes são: Loki, Heimdall, Colecionador, Fauce de Ébano, Cull Obsidian, Corvus Glaive, Próxima Meia Noite, Visão e Gamora. Em um segundo momento, por consequência do “estalar de dedos” de Thanos, os seguintes heróis são mortos: Homem Aranha, Doutor Estranho, Pantera Negra, Bucky, Mantis, Groot, Drax, Peter Quill, Feiticeira Escarlate, Falcão, Maria Hill e Nick Fury. Além disso, há também menção à destruição de Xandar, sede da Tropa Nova que guardava a Joia do Poder.
A lista de personagens que continuam vivos após o ato de Thanos, a princípio, restringe-se à: Capitão América, Máquina de Combate, Viúva Negra, Bruce Banner, Rocket, Thor, Okoye, Homem de Ferro, Nebulosa e M’Baku.
Um dos responsáveis pelo Acordo de Sokovia, o General Ross, tem uma breve participação em Vingadores Guerra Infinita.
No flashback que mostra o dia em que Thanos “adotou” Gamora, aparecem os Chitauris. Pra quem não lembra, essa é a raça alienígena que invade Nova Iorque no primeiro filme dos Vingadores.
Durante conversa com Rocket Raccoon, o Deus do Trovão afirma que o seu irmão, Loki, morreu pela segunda vez. Com isso, ele faz uma clara referência a morte do vilão em “Thor: O Mundo Sombrio” de 2013. Essa mesma cena é satirizada no início de Thor Ragnarok.
Muitas referências aos quadrinhos da Marvel
No início do filme, Tony Stark fala com Petter Potts sobre a possibilidade dos dois terem um filho chamado “Morgan”. Segundo o bilionário, essa seria uma homenagem ao “tio doido” dela. Nas HQ’s, Morgan é na verdade um primo de Tony que quer se vingar dele pois acha que Howard Stark trapaceou o seu pai.
O uso da Joia da Realidade que Thanos faz para abater Drax e Mantis em “Luganenhum” é uma clara referência visual à maneira como ele derrota Nebulosa e Eros (seu irmão) na saga original.
Durante a batalha de Wakanda, ao conhecer o Soldado Invernal, Rocket Raccoon avisa que irá conseguir o braço biônico do herói. Ou seja, o “guardião” segue fissurado por próteses. Algo que, foi mostrado nos dois filmes dos Guardiões da Galáxia.
A morte do Visão no longa se assemelha bastante à mostrada nos quadrinhos. A única diferença é que no original o vilão Thanos arranca os circuitos do peito do androide.
Assim como em Capitão América: Guerra Civil, Peter Parker volta à utilizar a solução de “um filme bem velho” durante a batalha. Nesse caso, o herói referenciou “Alien: O Resgate”.
De fato, assim como na cena pós-crédito de Pantera Negra, Bucky é chamado de “Lobo Branco” em Wakanda. Nas HQ’s, esse é o nome dado à um órfão adotado por T’Chaka, pai de T’Challa.
A SHIELD é lembrada
Durante boa parte do filme, a versão adolescente do Groot está brincando com um game chamado “Space Defender”. Surpreendentemente, esse jogo é idêntico ao que um funcionário da SHIELD está jogando durante a visita de Tony Stark a agência no primeiro filme dos Vingadores.
Por falar em SHIELD, durante a cena pós crédito de Vingadores Guerra Infinita, Nick Fury e Maria Hill citam o nome “Klein”. O mesmo, é na verdade Cameron Klein: um funcionário da agência que teve maior destaque em outros dois longas do MCU. São eles: Capitão América: Soldado Invernal, quando se negou à ajudar o Ossos Cruzados, e também, em Vingadores: Era de Ultron, ao ajudar no resgate da população de Sokovia.
Sobre a Aranha de Ferro: sim, as aguardadíssimas patas douradas aparecem durante a ação.
O uniforme utilizado por Bucky faz referência ao traje que o personagem usava no primeiro filme do Capitão América.
O futuro do MCU
Foi evidenciado durante a história que o Doutor Estranho viu o futuro após utilizar a Joia do Tempo para analisar mais de quatorze milhões de possíveis desfechos envolvendo a Guerra Infinita. Deles, apenas em um os heróis obtém sucesso. Com isso, fica implícito que o Mago Supremo entregou a pedra para Thanos pois sabe que isso tem relação direta com uma eventual vitória dos heróis no futuro. Afinal, ele falou “esse era o único jeito”.
Na única cena pós crédito, vemos Maria Hill e Nick Fury dirigindo por Nova Iorque enquanto os reflexos do estalar de dedos de Thanos começam a aparecer pela cidade. Entre acidentes de carros e helicópteros chocando-se contra prédios, Hill vira poeira. Fury, também desaparece após mandar uma mensagem via bip – dispositivo de comunicação famoso nos anos 90. Logo após cair no chão, o aparelho revela o símbolo da heroína Capitã Marvel.
Por fim, após a cena pós crédito, a tela escurece, e surge a frase “Thanos retornará”.
Vingadores Guerra Infinita
O terceiro filme da equipe já está em cartaz nos cinemas.