O Marvel Studios confirmou que a série Loki estreará no Disney Plus no dia 9 de junho de 2021. Com isso, a expectativa dos fãs pelo lançamento já é gigantesca – e somada à trajetória recente do personagem tem fomentado diversas teorias na web e grupos de conversas sobre o MCU. Afinal, muitos são os segredos sobre a trama já que os dois trailers divulgados e algumas entrevistas do Pres. do Marvel Studios, Kevin Feige, trouxeram mais dúvidas do que certezas sobre a história da série Loki.
Isso porque, mesmo com uma ideia mínima sobre o arco narrativo principal há ainda muito o que se explicar no Universo Cinematográfico Marvel sobre linhas temporais. Sobretudo após os eventos apresentados em Vingadores Ultimato.
Quando e onde assistir a série do Loki
Com estreia prevista no Disney Plus para 9 de junho, ao contrário de Wandavision e Falcão e Soldado Invernal a série Loki terá os seus seis episódios sendo lançados nas quartas-feiras – e não nas sextas como os seus antecessores. O principal motivo da mudança é que caso continuasse no final da semana a produção conflitaria, justamente na sua reta final, com a chegada de Viúva Negra aos cinemas e ao streaming (via Premier Access no próprio Disney+). Afinal, vale lembrar que o filme solo da heroína estreia em 9 de julho.
O elenco e a equipe de produção
Obviamente, teremos novamente Tom Hiddleston como o carismático Deus da Trapaça. Completam o elenco principal da série Sophia Di Martino (Lady Loki), Owen Wilson (Mobius M. Mobius), Sasha Lane, Wunmi Mosaku e Gugu Mbatha-Raw. Michael Waldrom de Rick and Morty é o showrunner, e Kate Herron (Sex Education) é a responsável pela direção dos 6 episódios da série.
As conexões com Vingadores Ultimato
Como todos os fãs da Marvel já sabem, o Loki da linha do tempo principal do MCU foi morto por Thanos em Vingadores Guerra Infinita. Isso aconteceu durante o ataque do vilão e da sua Ordem Negra à nave que transportava os últimos sobreviventes de Asgard. Contudo, vemos em Vingadores Ultimato o Loki de 2012 que foi capturado na Torre Stark roubando o Tesseract – graças à raiva do Hulk por escadas.
Fugindo imediatamente após pegar a Joia do Espaço, o mesmo Loki deve ser visto já no início da sua série solo. Ou seja, na ordem de acontecimentos do MCU envolvendo o vilão o 1º episódio da série deve começar segundos depois da missão fracassada dos Vingadores ao cenário do 1º filme da equipe.
Além disso, os fãs podem presumir muito dos trailers. A série poderia se concentrar no mesmo Loki em todos os episódios. Ou, um novo Loki poderá ser introduzido à cada novo capítulo da produção. Dadas as incógnitas sobre o multiverso, os fãs podem apenas esperar para ver que histórias serão contadas.
A importância da Autoridade de Variação Temporal na série
A Time Variance Authority (TVA) deve ser uma parte significativa para a trama da série Loki . Os fãs mais assíduos do Universo Marvel dos quadrinhos sabem bem que a TVA é uma organização responsável por supervisionar o fluxo do tempo. E também, do seu envolvimento em importantes sagas épicas das HQs.
Pelo que já vimos, o personagem de Hiddleston trabalhará com a TVA na história. Porém, não sabemos até que ponto isso acontecerá. Afinal, por baixo de todo o verniz burocrático que sugere a organização também pode ter um papel de vilania na trama. Exemplos disso no passado da franquia já existem. Como é caso dos Skrulls deixando de ser os malvados dos quadrinhos para tornarem-se refugiados e vítimas de uma guerra Kree-Skrull no filme Capitã Marvel. Então, reviravoltas deste tipo no MCU não podem ser descartadas.
Ainda sobre a TVA, muitos mistérios ainda rondam o personagem de Owen Wilson, Mobius M. Mobius. Afinal, Mobius até parece ser um cara legal nos trailers, mas, seu papel real na série permanece obscuro. Ele parece ser um ponto de contato para Loki. Porém, fora isso ninguém sabe se ele ajudará ou atrapalhará o protagonista a consertar os seus erros.
A viagem no tempo na série Loki
É esperado – e até certo ponto confirmado – que a viagem no tempo pelo multiverso desempenhará um papel significativo na série. Inclusive, por que um dos trailers parece sugerir que a fuga de Loki com o Tesseract criou até 13 ramificações temporais. E, provavelmente ele deverá viajar à todas elas para corrigi-las ou mesmo excluí-las.
Muitas das outras cenas vistas nos trailers mostram locais e eventos supostamente reais da história do Universo Cinematográfico Marvel. Logo, com base nessas evidências parece factível que Loki fará muitas viagens pelo tempo na série.
Nesse contexto, para os fãs mais atentos as imagens já reveladas indicam também que além do MCU o personagem deve visitar alguns eventos históricos. Isso é sugerido em imagens dos trailers envolvendo a antiga Pompéia durante a erupção catastrófica do Monte Vesúvio.
Os personagens principais da trama
Além dos personagens já mencionados, existem quatro atores que ainda não tiveram os seus papeis revelado. São eles os já citados Sophia Di Martino, Gugu Mbatha-Raw, Wunmi Mosaku e Richard E. Grant. Todos eles estão devem participar do arco principal. Então, pode-se presumir que seus personagens terão papéis significativos na série.
Nesse cenário, existindo nas HQs da Marvel desde 1966, o primeiro vilão da primeira reunião dos Vingadores apresenta uma lista gigantesca de personagens que já foram coadjuvantes de suas histórias solo. Logo, definir com pontaria certeira quem serão os vilões ou heróis vividos pelos quatro atores citados acima torna-se uma tarefa árdua.
Porém, podemos supor que alguns deles devem interpretar figuras de autoridade da TVA. Além disso, é possível que uma das atrizes confirmadas na série traga para o MCU a aguardadíssima Lady Loki. Sobretudo Sophia Di Martino – que foi vista no set de gravação com um uniforme que lembra muito o visual clássico do Loki. Nas HQs, a Lady Loki surge após a morte do vilão no Ragnarok como uma reencarnação proposital do mesmo no corpo da deusa Sif.
Além desses atores e atrizes há na ficha técnica da série no IMDB vários indícios de que alguns coadjuvantes devem viver a força policial da TVA chamada Minutemen na série. Além disso, na mesma página há pistas envolvendo a possível aparição da personagem Sylvie na trama. No quadrinhos, essa jovem de Oklahoma ganhou poderes do Loki após os Argadianos migrarem para sua terra natal, Broxton. Em vários momentos ela foi retratada como Jovem Loki, e chegou a ser um membro importante dos Jovens Vingadores.
X-Men e a próxima grande ameaça da franquia podem ser mencionadas na trama
Uma sinopse recente traz uma expressão comum ao universo mutante da Marvel: linha do tempo sagrada. Nas HQs, a mesma pertencia originalmente ao Clã Askani, os herdeiros espirituais dos X-Men que lutaram contra o vilão Apocalipse em um futuro distante. Tal aspecto é ainda mais conectado com a família Summers. Afinal, a filha de Scott (Ciclope) e Jean (Fênix), Rachel Summers, fundou esse clã. E Nathan Summers, como Cable, era uma figura semelhante a um messias conhecida como Askani’son. Aqui talvez trata-se apenas de uma referência, assim como tivemos a Madripoor original em Falcão e Soldado Invernal. Contudo, temos aí mais uma conexão importante com os mutantes.
Em paralelo, são vários os rumores de participações especiais em Loki desde que a viagem no tempo foi confirmada. Alguns fãs acham inclusive que Thanos pode reaparecer. Porém, outros pensam que a Marvel usará esta série para apresentar um dos próximos grandes vilões do MCU.
Entre a viagem no tempo e a viagem interdimensional, existem dois fortes candidatos para aparecer em Loki.
Como Kang – o Conquistador, importante vilão dos Vingadores que já foi confirmado e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Tal teoria ganhou ainda mais força quando foram reveladas estátuas nos trailers que se assemelham demais com o visual clássico do personagem – que será interpretado por Jonathan Majors (Lovecraft Country) no MCU.
Os fãs também acreditam que o Pesadelo pode ser mostrado. Afinal, ele é um governante de uma dimensão paralela. Isso poderia ajudar a ligar Loki ao filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Já que o Pesadelo é um vilão clássico do Dr. Stephen Strange e pode acabar sendo o grande antagonista na sequência.
As ligações de Loki com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Indo além, o próprio Kevin Feige confirmou que tudo o que acontecer em Loki estará conectado com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Contudo, faltam muitas peças nesse quebra-cabeça envolvendo ambas as produções. E, o multiverso em si ainda é amplamente desconhecido pelos fãs no atual contexto do Universo Cinematográfico Marvel.
Talvez, seja possível supor que Loki terá um papel de vilão, já que ele realmente só foi um herói ou anti-herói nos filmes de Thor.
Mas, o arco recente do personagem na franquia pode sugerir que ele se tornará um herói ao lado do Doutor Estranho. Não sei vocês, mas, eu vou achar demais ver o Deus da Trapaça e o Mago Supremo trabalhando juntos no MCU!
Claro, temos também a Feiticeira Escarlate nessa mesma equação. Porém, acredito que depois dos eventos de Wandavision a zona cinzenta envolvendo a personagem ficou ainda mais densa. Ou seja, na minha humilde opinião vejo o Loki com maior potencial de assumir um papel heroico do que Wanda maximoff manter-se como tal.