Joias do Infinito no MCU | Veja 5 teorias sobre a pedra da Alma

Um dos maiores (se não o maior) mistério envolvendo Vingadores Guerra Infinita é como será apresentada a última das joias do infinito: a da alma.

Segundo a história original, Adam Warlock é usuário mais famoso da pedra da alma, e responsável por apresentá-la. Mas, já foi dito pelo diretor James Gunn, e pelo chefão da Marvel Studios Kevin Feige, que o personagem só deverá debutar no MCU em Guardiões da Galáxia Vol. 3. Logo, o caminho óbvio já pode ser descartado.

Thanos e a busca pelas joias do infinito

Sabemos bem que o grande objetivo de Thanos e a sua Ordem Negra será juntar todas as seis esferas na manopla do infinito, para com isso, adquirir o poder de um deus e consequentemente dominar o universo. E, já temos uma ideia de onde serão os ataques do titã louco e seus generais.

Com isso, antes de começarmos a falar sobre as teorias, lembremos onde estão as cinco joias já apresentadas:

Tempo: Está dentro do Olho de Agamoto, artefato que pertence ao Doutor Estranho;

Poder: Encontra-se em Xandar, sob a proteção da Tropa Nova;

Mente: Está localizada na testa do androide Visão;

Espaço: Sob tutela de Heimdall em Asgard;

Realidade: Em posse do Colecionador.

Faltando então, apenas a joia da alma, sendo que, até Guerra Infinita restam apenas dois filmes do MCU (Thor Ragnarok e Pantera Negra). Vejamos cinco teorias sobre como surgirá a sexta pedra nas telonas:

1 – Thanos já estará com a pedra no início do filme

Essa talvez seja a teoria mais fraca. Segundo ela, o vilão já estaria em posse da joia da alma no início da batalha com os heróis da Marvel. Faz sentido caso esqueçamos que mesmo sem as joias ele já é muito poderoso por ser um titã. Logo, quem imagina que ele é dependente do poder das pedras para lutar pau a pau com os Vingadores, está enganado. Obviamente, seria uma vantagem competitiva, mas não extremamente necessária. Acredito que algo semelhante deva acontecer sim, mas não com a pedra da alma. Imagino o Thanos chegando à Terra em posse das pedras do Poder e Realidade, após destruir Xandar e derrotar o Colecionador.

Thanos com todas as joias do infinito
Thanos com todas as joias do infinito

Além disso, cá entre nós: seria uma solução extremamente simplória da Marvel Studios apresentar a joia dessa forma depois de tanto mistério gerado em torno da mesma.

2 – Adam Warlock ou Capitã Marvel

Sim, eu sei que acabei de escrever que Adam não estará em Guerra Infinita, pelo menos, de acordo com as manifestações recentes de Gunn e Feige. Mas, não dá pra confiar 100% no que esses caras falam, mesmo. Uma prova disso é que durante a divulgação de Guardiões da Galáxia Vol. 2 foi dito que o filme não mostraria nenhuma referência ao personagem. No final das contas, vimos que não só foi o mostrado o casulo dele, como a personagem Ayesha falou “Adam”. E também, cenas pós crédito geralmente são inseridas nos longas no final da produção, logo, eles podem mudar de ideia até lá.

LEIA TAMBÉM:  Diretor fala sobre o papel de Thanos em Vingadores Guerra Infinita
Adam Warlock com a manopla do infinito
Adam Warlock com a manopla do infinito

Sobre a Capitã Marvel, há tempos os produtores do MCU falam que ela será de longe a personagem mais poderosa da Marvel nos cinemas, possivelmente sendo decisiva em algum momento das ameaças futuras.

Ela também foi descartada para o primeiro capítulo da batalha contra Thanos, mas, não duvide se ela aparecer em uma cena pós crédito do filme. Além disso, rumores indicam fortemente que Carol Danvers estará em Vingadores 4. Caso ela tenha alguma relação com a joia da alma, bom, haja trabalho para os roteiristas, pois nas HQ’s não existe quase nenhuma conexão.

3 – Peter Dinklage será mesmo o Pip? E daí?

Assim como a última das joias do infinito, a da alma, o personagem que será interpretado pelo ator de Game Of Thrones, Peter Dinklage, também segue guardado à sete chaves. Ganhou muita força recentemente a especulação de que ele serie Pip, o Troll. Personagem intimamente ligado à figura de Adam Warlock e também Thanos.

Peter Dinklage
Peter Dinklage será o Pip em Vingadores Guerra Infinita?

Considerando que não teremos Warlock no filme, talvez o Pip seja o cara que apresentará a joia da alma. Ou seja, a Marvel faria algo relativamente comum no mundo das adaptações: ao invés de usar múltiplos personagens, escolheria apenas um e conferiria ao mesmo algumas funções que os demais desempenhariam.

4 – Hela, a Deusa Asgardiana da Morte, terá alguma relação com a joia?

A vilã tem como grande papel ser a rainha dos mortos, responsável por “tomar” as almas daqueles que perdem a vida. Embora inicialmente Odin tenha definido que ela seria a governante do reino dos mortos de Hel e Niffleheim, ela logo tentou aumentar os seus domínios, estendendo a sua influência sobre as almas de Valhalla (reino dos mortos honrados, guerreiros que perderam a vida em batalhas). Após isso, tentou cooptar também as almas de Asgard, Midgard (Terra), Odin, Thor entre outros. Logo, não me surpreenderia se ela tivesse alguma relação com a joia da alma.

Hela em Thor Ragnarok
A vilã Hela nos quadrinhos

Um outro ponto importante sobre Hela é que sendo ela a rainha da morte da mitologia nórdica, e, nas HQ’s Thanos ter como uma das suas principais motivações o amor pela “Morte”, nada impede que os roteiristas juntem tudo numa coisa só. Ou seja, a personagem vivida por Cate Blanchett ser o elo entre Thanos e a última das joias do infinito. Talvez o principal ponto que vá contra essa teoria é o fato de que já existe uma joia no universo dos Nove Mundos, com isso, fica difícil imaginar que teríamos uma segunda pedra vinculada a mitologia do herói Thor.

LEIA TAMBÉM:  SPOILER: A joia do infinito continuará com o Visão em Vingadores 4?

5 – A pedra está escondida em Wakanda

Aqui está a nossa aposta! Ousada, eu sei, mas temos argumentos pra isso. Primeiro, é o último filme da Marvel antes de Vingadores Guerra Infinita. Isso pode ou não representar algo, mas, seria a oportunidade perfeita para criar a “ponte” com Infinity War. Afinal, a princípio parece ser um filme bem “fechado” naquele universo da nação africana e seus conflitos pelo poder. Ou seja, tem que ter algum elemento que conecte a história com todo o cânone.

Pantera Negra
Wakanda pode estar escondendo a joia da alma?

Segundo, recentemente, abordou-se muito nas HQ’s um lugar de Wakanda chamado Necropolis (ou Cidade dos Mortos). Nesse local, residem as almas de todos as encarnações do Pantera Negra que já existiram. Inclusive, após conflitos internos e coroação da sua irmã Shuri como rainha da nação africana, T’Challa torna-se o Rei dos Mortos. Com isso, ele adquire o poder e o conhecimento de todos os últimos panteras. Como podemos ver, o elemento “espiritual” também está bastante presente nessa faceta do personagem e sua nação… Terceiro, Wakanda foi construído em torno das ruínas de um meteoro que caiu na África há milhares de anos atrás. O mesmo, foi o responsável por trazer para a Terra o poderoso metal “Vibranium”. Então, quem garante que a Marvel não vai colocar a pedrinha no centro da colisão do meteoro com a Terra?

Concluindo…

E para fechar, quarto, a batalha em Wakanda do Pantera Negra e seu exército contra membros da Ordem Negra. Possivelmente, o Cull Obsidian (ou Anão Negro). Essa suposta batalha foi mostrada em imagens do trailer de Vingadores Guerra Infinita exibido na D23 e SDCC. Além disso, a maioria das fotos vazadas do set do filme indicam lutas envolvendo o Visão e também o Doutor Estranho contra personagens feitos com captura de movimento. E qual é a principal semelhança de ambos? Cada um deles tem uma das joias do infinito.

Logo, porque teríamos também uma disputa com a Ordem Negra em Wakanda? Qual o interesse deles na região? Vejo grandes possibilidades de a joia da alma ter algo a ver com isso.

Vingadores Guerra Infinita e Vingadores 4

O primeiro capítulo da saga envolvendo as joias do infinito chega aos cinemas em 26 de abril de 2018. Já o quarto filme do grupo de heróis estreia em maio de 2019.